x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 5.872

Emissão DAS MEI indisponível- Não Optante

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 12:08

Olá a todos,

Eu dei uma pesquisada aqui no site, mas nada me ajudou.

Eu abri um MEI dia 05/02, preenchi as opções de declarações na abertura do MEI, na consulta de opção pelo simples nacional consta optante pelo SIMEI, tudo certinho. 

Mas até hoje eu não consigo emitir o DAS por que quando acesso o sistema do SIMEI consta lá que a empresa não é optante.

Já passaram 10 dias úteis, que seria o máximo para esperar, para que todos os órgãos fossem comunicados da abertura da empresa e tudo ficasse regularizado. Não sei o que fazer mais.

Alguém me da um help?!

Jessica da Cruz Alves
Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 12:14

Jessica, bom dia!

O fato de não conseguir emitir a guia do DASMEI ref. 02/2021 se da por conta das alterações que o salario mínimo está tendo, então por enquanto a emissão da guia está bloqueada.

Porém, por não constar a opção é de se estranhar... O que seria possível, seria abrir um atendimento juntamente a RFB para verificar se o erro está sendo gerado por conta do bloqueio geral no DASMEI ou se é algo do sistema deles em relação ao recém CNPJ.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 12:22

Hum, entendi... É uma possibilidade...

Eu abri um MEI em janeiro, em 15 dias consegui emitir a guia normalmente.

Aí dia 05/02 eu abri outro, aguardei mais 15 dias e sempre que acesso o sistema, na hora de selecionar a competência desejada, o sistema aparece do lado Não Optante.

Será que pode ser que esteja disponível só quando o mês virar? Vou aguardar até a semana que vem. 

Jessica da Cruz Alves
Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 12:27

Esperamos que sim hahaha, mas sabemos como as vezes a RFB da uma atrasada né, olha ai a prorrogação do PGDAS ref. 01/2021...

Ao meu ver podem ser essas duas hipóteses,  de realmente ser um erro do sistema deles devido ao bloqueio na emissão do DASMEI e ai está aparecendo essa mensagem de não optante ou realmente houve algum problema na opção do contribuinte como MEI, mas se em consulta já consta a opção aprovada, provavelmente se trata da primeira opção.

Nos resta realmente aguardar, mas caso algum colega já tenha passado por situação parecida, poderá lhe informar melhor.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 17:18

Ok.

Acho que deve ser isso mesmo, por que como a data de abertura é Fevereiro, é próvavel que a guia só esteja disponível na segunda.

Oremos... rs
ATUALIZANDO:

CONSEGUI emitir hoje. Era só aguardar mesmo... RS
Pessoa ansiosa é assim...

Jessica da Cruz Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.