x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 257

LUCI  HENRIQUES

Luci Henriques

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 15:03

Boa tarde,
Fui desenquadrada em 2019 como MEI (devido ao CNAE) passando para Simples Nacional, efetuei todos os pagamentos  e  estou em dia com a Receita Federal, conforme relatório do E-cac.
Gostaria de saber, se após os pagamentos e envio das declarações como Simples Nacional,  pode-se dar baixa no CNPJ sem precisar registrar a empresa?

ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 março 2021 | 11:04

Bom dia Luci

De certa forma a empresa já é registrada, visto que mesmo como MEI, já tem o número do registro NIRE na junta comercial.

Como se desenquadrou, para baixá-la deve-se fazer o procedimento comum, fazer um DBE no cadastro sincronizado e solicitar a baixa na junta de seu estado.

Thed Garotto Batistoti

Thed Garotto Batistoti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 14:22

Olá Luci,
Se o seu MEI foi desenquadrado e você quer dar baixa no CNPJ a primeira coisa que você deve fazer é registrar o desenquadramento na junta comercial do seu estado (passando para empresário individual ou sociedade limitada unipessoal como exemplo). Feito isso você pode fazer o processo de baixa.


Acessem o meu canal (Domínio na prática)
https://www.youtube.com/channel/UC6uLWYPOkR-lsmsaflhp_1g

Thed Garotto Batistoti
Batistote.organizações contábeis
Oculto

Thed Garotto Batistoti

Thed Garotto Batistoti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 14:58

Olá Enusia, evidenciei a forma que fazemos aqui e os processo são deferidos, só para entender melhor você escreveu "uma vez que sai do MEI para optante pelo simples nacional" o MEI está enquadrado no simples nacional como micro empresa "ME" aí você questionou "e a natureza jurídica continua como empresário individual ?" no desenquadramento se ele optar por empresário individual o código continuará 2135, caso queira transformar para LTDA ou EIRELI aí o código irá mudar.

Qualquer coisa é só falar.

ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 15:43

Tinha conhecimento apenas do desenquadramento no site da receita, para fins de tributação.

Vou procurar na Jucemg o ato de desenquadramento de MEI, se aqui é necessário...

Muito grata!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.