x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.733

SE EU ALTERAR UM CNAE DO MEI, PERCO MEU CERTIFICADO DIGITAL?

Igor Oliveira

Igor Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 23:55

Boa Noite a todos!
Essa é minha primeira pergunta aqui, então peço desculpas se escolhi a sala errada.

Preciso alterar um dos meus CNAES do mei (atividade secundária) e gostaria de saber se isso vai fazer com que eu perca meu certificado digital (E-CNPJ). Ja liguei no Serasa Expirian, emissor do certificado e toda hora recebo uma informação diferente. Comprei meu certificado há 3 meses e preciso alterar urgentemente uma de minhas atividades. Alguémja passou por isso ou  sabe me informar sobre ?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 08:07

Olá, Igor

O certificado digital, está vinculado ao CNPJ e não ao CNAE, então, não tem porque você perder o mesmo, No meu entender, só perderia, caso você baixasse o CNPJ.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 08:37

Bom Dia Igor,

Infelizmente vc perde o certificado SIM, mas dependendo da sua sorte após a alteração do CNAE ele ainda pode funcionar por um curto período de tempo. 
Qualquer alteração no CNPJ, até se for uma alteração de telefone, vc terá que fazer um novo Certificado Digital, pq as informações uma hora ou outra não vão bater na Receita Federal, então é questão de tempo até eles perceberem e desativarem o Certificado.

Obs.: Isso são informações que obtive com a Certificadora onde faço os certificados digitais dos nossos clientes do escritório.


JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 08:56

Thales bom dia

Com todo o respeito, mas ao meu entender essas certificadoras passam essas informações com intuito de vender certificados, pois se ele alterar somente o CNAE, o certificado permanecera até o fim da sua validade, falo por experiência própria, já fiz alteração de endereço e cnae e sócios, e o certificado permaneceu até o fim da sua validade, agora se vc fizer uma alteração trocando o sócio responsável, ai o certificado perde sua validade na hora. 

Renan Silvano Rio

Renan Silvano Rio

Ouro DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 09:14

Thales Almeida,

Desculpe meu amigo, mas creio eu que isso seja uma jogada da certificadora para vender mais, pois nunca tive problema algum com essa questão, principalmente com alteração básica de CNAE.

Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 10:00

Sem problemas pessoal.
Agradeço o esclarecimento, muita das vezes não pagamos pra ver e acabamos acreditando nessas possíveis jogadas da Certificadora, mas tudo bem, vida que segue! Forte abraço.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.