Daniel a D Amico
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoBoa tarde,
gostaria de solicitar ajuda de alguém que pudesse me orientar com relação à algumas dúvidas que possuo sobre prestação de serviço como pessoa jurídica.
Estou prestes a ser contratado por uma empresa que exige que eu seja PESSOA JURÍDICA(Possua CNPJ)
Essa empresa à que me refiro é uma empresa de Informática que possui um software específico para folha de pagamento.
Meu serviço seria implantar cálculos de folha de pagamento e prestar suporte aos clientes dessa empresa na utilização do software deles (na maior parte das vezes o serviço será realizado nas dependencias dos clientes dessa empresa que pretende contratar meus serviços).
Estou com várias dúvidas para poder avaliar qual será o custo benefício de trabalhar dessa forma como PJ antes de contratar os serviços de um contador para iniciar com todo processo de abertura de empresa.
1ª dúvida: Para ter um CNPJ teria que abrir empresa individual ou poderia ser autônomo? (fiquei sabendo que por não ter endereço comercial não poderia utilizar meu endereço residencial do apartamento próprio onde moro).
2ª dúvida: Se a resposta da 1 dúvida for: "Ambas as opções possuem CNPJ", qual seria a mais vantajosa e com menor custos anuais?
3ª dúvida: Quais os impostos que terei que recolher para manter o CNPJ ativo? Sei que eles variam de acordo com o regime do Simples e do lucro presumido. Mas no meu caso qual seria o ideal considerando todo esse cenário que descrevi? (Daria para utilizar o código CNAE 6201-5/00?)
Enfim, não sei ainda se devo ou não aceitar esse tipo de contrato devido à todo trabalho e custos que terei para abrir e manter a empresa.
Agradeço imensamente se alguem que tiver alguma experiência sobre o assunto puder dar uma orientação.
Obrigado.