x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 218

REDUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL

ROSIANE APARECIDA MOREIRA SILVA

Rosiane Aparecida Moreira Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 18:56

Boa noite!

Preciso fazer a redução de capital social de uma empresa UNIPESSOAL,  que era comercio e passou a ser somente prestação de serviços.  Sendo o Capital Social de R$ 500.000,00 e o preciso passar o capital para R$ 10.000,00. 
Como é UNIPESSOAL, não estou achando nenhum modelo para publicação em jornal, uma vez que a empresa não terá ata de reunião com a deliberação da redução de capital social. 
Como devo proceder nesse caso? 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 11 abril 2021 | 18:47

Colega
 Confirmar no órgão em que vai arquivar tal alteração, (formalizar por escrito se possível), e consequente redução. Pois entendo que devera ser uma  DECLARAÇAO A PRAÇA,  no entanto pode haver algum detalhe ou modelo a respeito, que somente o órgão Jurisdicionado da empresa poderá confirmar,  cuidado no detalhe do prazo da publicação e os aspectos financeiros/contábeis deverão ser observados com cuidado na escrituração, principalmente e dependendo da Natureza Jurídica Tributaria da empresa. Cuidados devem ser tomados, inclusive quanto a DIRPF, e da Jurídica , por ocasião  do evento.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 08:15

Colegas
A sugestão do colega Roniel, pode estar correta , pois provavelmente ele já viu ou fez. Entretanto, como já caminhei mais pela estrada, e já vi muitas coisas que pareciam ser e não eram, e sabendo das burocracias existentes, confirmo meu conselho faça uma consulta antes ao órgão da jurisdição do Ato, pois se fizer a publicação sem os detalhes burocráticos, o risco e de ter que publicar novamente e o Cliente ficar fulo da vida, em gastar mais e ai você corre os riscos inerentes a insatisfação do mesmo..
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
ROSIANE APARECIDA MOREIRA SILVA

Rosiane Aparecida Moreira Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 14:38

Prezado Manoel,
Infelizmente já fiz uma consulta no fale conosco da JUCEMG e o mesmo só respondeu para consultar um contador rsrsrs, ou seja não tem orientação para nos passar. Fiz diversas pesquisas e também não achei nada para empresa ME UNIPESSOAL. Só fala de publicação de ata com o conselho deliberativo. 
Por isso estou pedindo ajuda aos nobres colegas. 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 21 abril 2021 | 08:36

Colega Rosiane

Fez a consulta por escrito certo?   Imprima a mesma e envie para a ouvidoria da JUCEMG. Porem antes verifique como você fez a consulta, se não deixou brecha de  interpretação. Porque a resposta deles deve ser conforme o questionamento feito. Tipo se você colocou que estava com duvidas em como formular a publicação, e se teria algum padrão próprio. A resposta teria que ser condizente com a pergunta, tipo; Não existe padrão pode ser de livre composição etc.   Pois caso você faça a publicação e a mesma for rejeitada, eles teriam que engolir, pois , você se fundamentou na resposta a sua duvida. Um Conselho formule novamente  seguindo os princípios  que falei. Terão que responder adequadamente. Acrescente ao final da consulta, a responsabilidade da JUCEMG, por eventual questionamento ao texto caso não aceitem posteriormente.  Eu faria com copia a Ouvidoria. Garanto a você que a resposta vira Literária. O detalhe e você saber fazer o questionamento adequadamente, entendeu.
 Tenho 51 anos de profissão, e vida em atividades comerciais  e de repartições publicas, , se colocar os pingos nos  "" i "", direitinho eles funcionam, pois ganham para isso, porem e preciso fazer corretamente os questionamentos  ok.
Estou tão cauteloso, para proteger você e seu cliente. Pois se lhe passar um modelo e eles recusarem, vou ficar mal, você e o cliente, mas o prejuízo maior vai ser para nos dois certamente.
Boa sorte e me compreenda, como professor e contador de muitas trilhas e caminhadas burocráticas.
Sd. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.