x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 83

Baixa de Filial que não possui contrato

Elizabeth

Elizabeth

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 10:03

Caros colegas,

Surgiu um trabalho de um consultório odontológico que solicitou o fechamento da filial que fica na cidade de Barueri e a
transformação de sociedade simples Ltda para sociedade simples Ltda Unipessoal, e a matriz fica em São Paulo.

Porém a empresa possui o contrato social registrado em cartório apenas da matriz, não possui contrato da filial.

Minha dúvida, seria melhor fazer a transferência do cartório para a Junta Comercial e seguir com todo o processo de baixa e alteração ou fazer a
alteração do tipo de sociedade no cartório mesmo e também fazer a baixa da filial?

Obrigada antecipadamente!

Priscila Bortoleto

Priscila Bortoleto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 22:35

Elizabeth, tudo bem?

Olha, a filial geralmente não tem contrato social separado.a abertura ou a baixa dela é feito no mesmo contrato social da matriz.

Minha sugestão pra vc confira no cartório primeiro, qual alteração em que foi aberta a filial só pra vc ver que tá registrado ok.

Depois monte no mesmo contrato de alteração a baixa da filial e a alteração de natureza jurídica.

Com o contrato que vai ser Registrado no cartório vc já pode fazer a baixa do CNPJ da filial direto na receita. Aí na Jucesp vc só cadastra a matriz.

Acho que assim vai dar menos trabalho e vai ser mais fácil de resolver.

Att,

Priscila

Elizabeth

Elizabeth

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 08:06

Priscila, bom dia!

Já identifiquei que o contrato/alteração da filial, encontra-se no cartório de Pessoas Jurídicas em Barueri. Aguardarei o cartório encaminhar a cópia da alteração e seguir com o processo.

Muito obrigada pelas informações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.