x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.859

ABERTURA DE FILIAL

ELCIO GOMES DE SOUZA

Elcio Gomes de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 18:17

Necessito abrir uma filial de uma empresa sediada em MG na cidade do Rio de Janeiro.
Ocorre que desde 2019 a orientação é que seja feito o pedido de abertura de filial na junta do Estado da matriz.
Assim, quando vou realizar viabilidade em MG na JUCEMG e escolho o caminho abertura de filial. Quando avanço, aparece para digitar o CEP. Ao inserir o CEP do local que irá funcionar a filial aparece que o CEP pertence a outro estado e não tenho como avançar.
Diante disso, gostaria que alguém enviasse um passo a passo ou pudesse explicar se o procedimento que tenho feito é o correto.

Deus abençoe a todos

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 11:43

Boa tarde Elcio, tudo bem?

O registro é feito na Junta Comercial da Matriz, porém a consulta de viabilidade deve ser feita na Junta Comercial de destino.

Você deverá solicitar a consulta de viabilidade na JUCERJA, com o ato de abertura de filial, após isso o pedido de DBE para este ato, e registrar a alteração contratual onde é indicada está abertura de filial junto a JUCEMG.

Após o deferimento do processo não é necessário realizar o arquivamento na JUCERJA, haja vista que a IN81/2020 diz que a Junta de Origem que deve comunicar a Junta de Destino, em caso de abertura/alteração/baixa de filiais.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.