x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.718

Cancelamento de MEI por Falecimento

ADRIANA GARCIA

Adriana Garcia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 16:48

Boa tarde colegas da Area

Preciso de ajuda, se alguém já passou por esta situação. 

Estou tentando dar baixa em um MEI de uma pessoa que faleceu em 03/2021.
Pelos tramites normal (GOV BR) não deixa baixar porque o titular consta como falecida. 
(Na situação fiscal ja consta como falecida, creio que seja informação do Cartorio). 

A titular tinha senha no ECAC PF (antes do falecimento), ai fiz um dossiê enviei a Certidão de Óbito, comprovante do MEI e a solicitação da baixa. 
Foi negado, mandaram criar um acesso no ECAC PJ, só que não permite criar senha porque já consta o óbito na Receita Federal. 

Não sei como baixar esse CNPJ, e o esposo precisa levar a baixa no INSS para pegar a pensão de morte para o filho menor de 18 anos. 
Chat da Receita sem chance....fiquei o dia todo pendurada e nada. 

A Receita invés de baixar automático devido o óbito, só complica mais. 

Agradeço caso alguém me oriente como proceder. 
Muito obrigada 
Adriana

Roberta

Roberta

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 19 julho 2021 | 20:04

Estou com um caso parecido, mais pelo que eu li a respeito, apos levar a documentação á receita federal, ainda demora em torno de 120 dias.

Alessandro Alves de Melo

Alessandro Alves de Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 11:19

Bom dia,

estava com o mesmo problema e entrei em contato com a Receita Federal que me deu a seguinte resposta:

"Prezado contribuinte,
informamos que a baixa de MEI de titular falecido será feita de oficio pela Receita Federal mediante a abertura de um processo administrativo. Para isso é preciso que o herdeiro legal ou inventariante, faça um requerimento por escrito bem detalhado solicitando a baixa. Esse requerimento deve conter assinatura e reconhecimento de firma em cartório. Envie a cópia AUTENTICADA da certidão de óbito e demais documentos comprobatórios, pelos correios, para a unidade de atendimento da Receita Federal mais próxima de sua jurisdição. Caso precise, verifique no site 
www.gov.br
Atenciosamente,
Equipe de atendimento virtual da Receita Federal do Brasil"

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.