x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 341

MEI - O que fazer sobre faturamentos dos dias antes da inscrição no mês? Carnê leão?

Danielle

Danielle

Iniciante DIVISÃO 3 , Free Lancer
há 5 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 19:38

Bom dia,

Sou autônoma e gostaria de abrir um MEI, mas não quero ser tributada duplamente. Caso eu abra um MEI dia 19, sei que vou ter que pagar o DAS dia 20 de qualquer forma.

Mas aí poderia declarar como faturamento da empresa os valores que foram recebidos nesse início do mês (dias 1~18) antes de realizar a inscriçãoou eu deveria pagar impostos desses recibimentos como pessoa física através do carnê leão, já que quando os valores entraram na conta o CNPJ ainda não existia oficialmente para poder dizer que o faturamento foi da empresa? 

E caso eu faça a inscrição apenas dia 21, como eu deveria fazer em relação aos valores entre essa data e o ínicio do próximo mês? Deveria dizer que foram faturamentos da pessoa física ou do CNPJ?

Agradeceria muito se alguém pudesse tirar essa dúvida minha, pois vasculhei a internet e não encontrei resposta :(

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 maio 2021 | 17:09

Danielle, 
O MEI recolhe a contribuição mensal, no mês seguinte ao da competência. Portanto, se abrir no dia 19 ou 21, recolherá no dia 20 do mês subsequente. O valor da contribuição mensal é fixo e independe da receita bruta mensal, não havendo bitributação.
Por fim, não é possível lançar as receitas no MEI, recebidas antes da sua abertura.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Danielle

Danielle

Iniciante DIVISÃO 3 , Free Lancer
há 5 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 13:54

Obrigada pela resposta João. 

Se entendi certo então... Nesse caso eu deveria declarar e pagar os tributos dos valores recebidos até data da abertura (eg. dos dias 1-21) como autônoma através do carnê leão, e não incluir no carnê leão os recebimentos apósa inscrição que entrarem no restante desse mesmo mês? É isso mesmo?

Ou para não cair na malha fina eu teria que declarar todos os valores desse primeiro mês como autônoma, mesmo os que foram após a data da abertura do MEI? (Todos os valores estariam entrando pela mesma conta bancária de pessoa física, inicialmente)

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies