x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 46.252

Evento 601 - Inscrição estadual inapta não localizado

Gabriela Silva de Souza

Gabriela Silva de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 16:44

Olá algum colega poderia me ajudar. 
Um cliente está com a IE inapta por não localização. Criei DBE para alteração do endereço, porém foi indeferido :

"Situação cadastral irregular para alteração cadastral ou baixa. Favor procurar o Posto Fiscal de jurisdição. Ocorrência:Não localizada"

Procurei o posto fiscal, me disse que preciso enviar evento 601, porém quando crio o DBE não aparece a opção para evento 601.

Alguém já passou por esta situação e poderia me orientar. Desde já agradeço.

Rafael Navarro

Rafael Navarro

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 08:30

Olá Gabriela.

O evento 601 até pouco tempo era feito através do REDESIM, no link INSCRIÇÕES TRIBUTÁRIAS. Já faz algum tempo que o mesmo não esta integralizado no processo do DBE.
Dessa forma, entendo que deva fazer esta Inscrição no Estado, posterior a alteração. Deve ser acessado através do link:

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim/ja-possuo-pessoa-juridica
Atos Exclusivos no Estado e no Município > Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado.

O problema é que a partir deste link, não existe (pelo menos não localizei) a distinção entre Inscrição, Reativação ou Atualização, se trata de um evento único, sequer sai o evento 601, gera apenas um protocolo de entrega.
Inclusive, se outros souberem uma maneira diferente de enviar o mesmo evento (em SP) eu agradeceria o esclarecimento.

Saudações,
Rafael Navarro

Hingrid Paz

Hingrid Paz

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 16:27

Estou com o mesmo problema! Preciso solicitar uma nova inscrição estadual para uma empresa que consta como cassada por inatividade presumida pelo SEFAZ. Já agendei duas vezes o atendimento via e-mail com o SEFAZ e ninguém me ajuda.

Estou fazendo o seguinte procedimento:
acesso o REDESIM > Já possuo PJ > Atos Exclusivos no Estado e Município > INSCRIÇÃO, REATIVAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO EXCLUSIVA NO ESTADO.
Depois disso coloco o CNPJ da empresa e respondo um questionário e ele já me entrega o protocolo REDESIM, não consigo selecionar nenhum tipo de evento.

Aguardando alguém aqui do grupo que saiba alguma solução já que os órgãos mudam o sistema e não dão nenhum suporte para nós!

Hingrid Paz

Hingrid Paz

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 15:24

Segue abaixo resposta da usuária ISABELLA MELLO em outro tópico que salvou a minha vida!! 

"ISABELLA MELLO
BRONZE DIVISÃO 4, ADMINISTRADOR(A)
há 22 horas Terça-Feira | 8 junho 2021 | 16:38lida

Pessoal, trago boas notícias! 

A minha Inscrição Estadual acabou sair, colocarei abaixo a instrução que tive pela Sefaz e que funcionou:

Deve entrar no Portal REDESIM e efetuar o procedimento listado abaixo:
1) Informar que já possui PJ;
2) Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;
3) Selecionar a “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
4) O sistema irá perguntar o CNPJ do estabelecimento, bem como verificar se o solicitante é pessoa legítima para fazer as alterações em nome da PJ;
5) Para solicitar o evento 601 ou 603, o estabelecimento deverá ter o endereço em SP, marcar a UF como SÃO PAULO no primeiro campo, responder “SIM” à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;
Caso o estabelecimento seja ST em São Paulo, marcar SIM à segunda questão (Substituto Tributário).
6) Para o evento 602, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e Substituto Tributário, marcando NÃO a todas as demais.
7) Para o evento 606, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e “Comercializa com Consumidor Final (EC 87/2015)”, marcando NÃO a todas as demais.

No meu caso, com o município da empresa sendo em São Paulo, maquei SIM à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;

Após 3 horas, verifiquei o Resultado com este mesmo protocolo e já foi deferido e mostrava o número da Inscrição Estadual. 
Para confirmar, entrei no Sintegra, São Paulo, e preenchi com o CNPJ, realmente já estava ativo. 

Espero ter ajudado de alguma forma. 

Um abraço e qualquer dúvida podem contar comigo!"

Rafael Navarro

Rafael Navarro

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 10:02

Hingrid, agradeço atenção aos esclarecimentos, contudo o processo que fiz foi exatamente desta forma, e ainda não reativaram a minha inscrição no Estado.
Diante disso, agendei atendimento junto ao posto fiscal e o esclarecimento deles foi:
- "Boa Tarde
Verificamos a situação cadastral e mesma consta como Omissão de Declaração da RFB, nessa situação não precisa enviar DBE pelo REDESIM pois será INDEFERIDO.
Deverá entregar na RFB e aguardar o sistema rodar automaticamente, ou entrar em contato com a RECEITA.
Nada a ser providenciado pela SEFAZ."

Dessa forma estou de mãos atadas, por conta que o CNPJ já esta reativado a praticamente 1 mês (consecutivamente já foram atendidas as "exigências" junto a RFB) e a inscrição Estadual ainda não.
O relatório fiscal da empresa junto ao E-CAC cita que constam os MAED's (DARF's) em aberto. Não acredito que apenas depois de pago eles reativarão, mas faço menção que seja a única pendência junto a Receita.

Da empresa perante ao Estado estão as STDA do ano de 2015 não entregues (nesse período deveria ser entregue ainda que sem movimento (inativa)), poderia ser este o entrave, contudo não fizeram menção a esta pendência, apenas citando a da RFB.

Estou sendo "paciente" e aguardando que reative. Como o Cliente é prestador de serviço e para Ele a I.E. não implica, estou aguardando.

Saudações,
Rafael Navarro  

Gabrielle Santiago

Gabrielle Santiago

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 11:58

Bom dia Colegas, estou na mesma situação
Ligo para o posto fiscal e ninguém sabe me auxiliar, mandaram fazer agendamento online, fiz e ninguém me respondeu, cobrei um posicionamento e falaram que tem que fazer dbe com evento 601, isso é óbvio né!! Mas o sistema não aceita. Por última nem consegui agendar online, pois não tem mais vaga até o fim do mês, apenas peguei o email do posto fiscal e coloquei todos os extratos da empresa que não há pendências, isso foi dia 08/06 e até hoje nenhuma resposta.

Esse "atos exclusivos no estado" já tentei várias vezes e sempre aparece indeferido, já tentei de todas formas possíveis e até as impossíveis... kkk estou chegando a conclusão que no estado de São Paulo é impossível obter uma nova inscrição ou reativar quando está cassada por inatividade presumida....

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 07:56

Bom dia 

Para aqueles que não estão conseguindo fazer o agendamento do atendimento on line , as senha são disponíveis para atendimento no mesmo dia e a liberação das senha é as 08:30 da manha.

Consegui mandar o evento reativação da I.E. estou aguardando

Obrigado 

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Robson Gonçalves de Souza

Robson Gonçalves de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 09:52

Bom dia,

Estou com o mesmo problema, ja entrei neste site, https://redesimservicos.rfb.gov.br/coletor-evt-especiais, e nada. Fiz 10 DBE, parecia que queria vence-los por insistência, mas foram 10 DBE e todos indeferidos.

Fiz por esse acesso, REDESIM > Já possuo PJ > Atos Exclusivos no Estado e Município > INSCRIÇÃO, REATIVAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO EXCLUSIVA NO ESTADO. Resultado, nenhum, o mesmo indeferimento. 

A empresa esta ativa, com todas as declarações e impostos pagos desde 07/2021, preciso alterar o endereço da empresa e precisam emitir notas e o SEFAZ não da apoio.

Ligo para o numero do SEFAZ e me informam que tenho que fazer o evento 601, explico que este evento não existe em alterações no DBE, o mesmo informa que tenho qaue verificar com a Receita Federal.

Pelo amor do Frei luca Paciolli, alguem tem alguma solução?

Grato

Rafael Navarro

Rafael Navarro

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 11:22

Consegui resolver o meu caso mediante orientações por e-mail com o posto fiscal.

A regional que lidei foi a do Tatuapé (SP/ Capital), o e-mail deles é:
@Oculto

Acaso sua regional seja outra, tenta através do site do posto fiscal ver o e-mail correto.

Como Eles quem davam tratativas, orientaram de forma obter a nova inscrição. Mas não foi fácil, pelo menos 10 e-mails trocados e também algumas tentativas sem sucesso de DBE para obter a I.E.

Boa sorte.

Saudações,
Rafael Navarro

Mateus William - Aux Adm.

Mateus William - Aux Adm.

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2021 | 12:32

Pessoal estou passando pelo mesmo caso, nada até agora ?
Vou ter que usar minhas habilidades ninjas para desvendar esse misterio.
Fui ate o atendimento presencial no posto fiscal me informaram que eles nao tem acesso a esse campo e nao sabe como proceder, tem coisa que nao da pra acreditar.

ALESSANDRO

Alessandro

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 15:56

Boa tarde Prezados, 

resolvi meu problema hoje, em comparecimento ao Posto Fiscal do Butantã, conversei com o Fiscal e esta tendo muita reclamação referente a não conseguirmos usar o evento 601.

Isto eta ocorrendo pois no momento que em entramos no Portal Redesim  e colocamos  > Já possuo PJ > Atos Exclusivos no Estado e Município > INSCRIÇÃO, REATIVAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO EXCLUSIVA NO ESTADO. vem a primeira pergunta se confirmamos o pedido e colocamos SIM, apos vem a segunda pergunta, é Substituto Tributário? nesse caso se colocarmos sim, automaticamente o sistema entendera como evento 602, o que causara o indeferimento.

portanto para ser realmente considerado pelo sistema do Portal Redesim, como evento 601, coloque SIM somente na primeira pergunta e no restante tudo como Não... resolvi meu problema hoje 09/01/2021.

Espero ter ajudado, Abraços    

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.