x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 883

Abertura de empresa para médico

Valdir Valeta

Valdir Valeta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 14:04

Tenho o filho de um cliente que se formou em medicina e vai trabalhar em hospitais com plantões, e para isso ele necessita da abertura de uma empresa jurídica com CNPJ. Gostaria que me orientassem como proceder a abertura da empresa e o passos, haja visto que sempre trabalhei apenas com empresas comerciais, portanto não tenho o conhecimento necessário para efetuar esta abertura, gostaria de saber qual o melhor tipo de empresa e como fazer os registro. Agradeço muito aos companheiros se puderem me auxiliar.

Jessica Camila Miranda

Jessica Camila Miranda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 14:54

Boa tarde Valdir, os enquadramentos indicados para medicina, no caso de um sócio apenas, são a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou a Sociedade Unipessoal Limitada (SLU).

Atenciosamente, Jéssica Camila, Auxiliar de contabilidade.
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 5 junho 2021 | 08:55

Colegas;
Estão de parabéns, um por perguntar e a Jessica por responder, adequadamente, em  atendimento ao questionado  no post.. Entretanto e bom o colega Valdir saber que além da EIRELLI (que tem um inconveniente do valor do Capital Social, o que tem implicações presentes e futuras, portanto cuidado nessa opção).  Tem a SLU, que a colega colocou (melhor na situação presente), mas tem as outras todas, evidentemente, o Contador tem que dar uma verificada, com os dados que possui, e dos projetos do cliente etc.. (fazer uma avaliação  técnica) e apresentar qual a melhor, evidentemente e a SLU mesmo. Mas e importante que o profissional se apresente com seus conhecimentos técnicos, o que fortifica o relacionamento , Entenderam, ou seja todas  as naturezas juridicas de constituição são permitidas,  aplicadas a atividade ,  LR< LP< MEI porem há que se avaliar a mais adequada ao Cliente..
Força e aplicação em seus projetos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Valdir Valeta

Valdir Valeta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 10:19

Agradeço aos colegas pela ajuda, A Eireli ja esta descartada em virtude do capital, devo abrir a Sociedade Unipessoal Ltda, Este médico ira trabalhar em plantões de hospitais e não atendera em consultório particular, neste caso ele é isento da inscrição Estadual? E os colegas tem o CNAE apropriado? Desde ja agradeço e me coloco a disposição do colegas. Muito obrigado e uma ótima senama.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 18:10

Colega Valdir;
Sim fica isento de Inscrição Estadual, o CNAE  apropriado, e aquele que você encontrara, na ferramenta disponível em nosso portal, clicando la você terá as explicações corretas. Sou ex professor e gostava de apertar meus alunos, na época não gostavam muito, mas são todos meus grandes amigos, devido aos apertos e puxões de orelha educativos.  Cuidado ao estabelecer a natureza jurídica/tributaria, pois pode ser enquadrado, no Simples, Lucro Presumido e Real, porem  antes de concluir, verifique junto ao cliente para quem ele ira prestar serviço, se tem alguma orientação especifica.  Tipo o Hospital so aceita inscrito no Lucro Presumido, ou outra natureza por fatores internos e societários. Ou exigências de planos de saúde etc.  Devido a retenções na fonte etc, não aceitam que sejam do simples etc. Porem existe todas as possibilidades que elenquei para você. OK. Outro detalhe, verifique antes junto a prefeitura as praticas da mesma, pois existem prefeituras que criam perolas tributarias e juridicas, tipo não aceitam , Enquadradas no SIMPLES, ou não aceitam , Sociedades Uni profissional, e por  ai vai, logo e saudável se situar antes de montar a firma, ok.
O CNAE   vai depender do que vai exercer -Tipo  Exames diagnósticos ou somente consultas, logo e melhor você dar uma pesquisada na ferramenta que lhe orientei, para ficar adequado ao que ele vai exercer, ok.
Boa sorte e  continue assim, esperto, saber antes de fazer . Pois para consertar erro e muito mais difícil e  oneroso.
Sds. Ribeirp

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 12:55

Valdir quando você redigir o contrato social da empresa individual de responsabilidade limitada a mesma deverá ser sociedade simples e registrada em cartório, mas antes de registrar tem que passar pelo CRM - Conselho Regional de Medicina (escritório em sua cidade) que vai autorizar através de carimbo no contrato a constituição da empresa, sem esse visto o cartório não vai registrar. Já verifique se o cartório tem convênio com a Receita Federal para o DBE, se não tiver você terá que dar entrada no DBE depois de constituída a empresa pelo e-CAC da Receita Federal para obter o CNPJ.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.