Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 270

Alteração espolio e venda da empresa

Thays

Thays

Bronze DIVISÃO 2, Agente Financeiro
há 2 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 15:46

Boa tarde !

Estou com a seguinte situação: Uma empresa tinha 2 sócios, um deles com 99% e administrador, o outro com 1% não administrador, eram pai e filho. O pai era o majoritário, mas ele morreu.  Foi feito o inventário e esse filho ficou com 100% da empresa, empresa optante do simples Nacional, esse filho está vendendo essa empresa, preciso saber se em uma única alteração contratual, posso colocar a situação do inventário onde ele se tornou único dono e simultaneamente ele vendendo 100% da empresa para os senhores fulano e beltrano ou se precisa fazer 2 alterações em uma, ele assumindo 100% da empresa e o outro ele vendendo a empresa, sabendo -se que a empresa terá outra razão social, outro objeto social, outro quadro de sócios e outro endereço ?

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 2 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 09:06

Boa tarde Thays,

Pode sim, desde que o inventário esteja finalizado não há problemas.

No contrato social as cotas do espólio não serão transferidas para o inventariante, elas vão diretamente para os ingressantes. O inventariante deverá estar constando como representante das cotas do espólio (Contrato social e integrador estadual), enviar também junto ao processo o inventário finalizado.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.