Bete Rios
Bronze DIVISÃO 4 , Analista PessoalBoa tarde,
Preciso de uma ajuda por favor.
Estou com uma fisioterapeuta que quer abrir uma empresa, ela presta serviços em uma clinica e precisa emitir recibos. Como devo proceder ?
Grata
respostas 6
acessos 8.114
Bete Rios
Bronze DIVISÃO 4 , Analista PessoalBoa tarde,
Preciso de uma ajuda por favor.
Estou com uma fisioterapeuta que quer abrir uma empresa, ela presta serviços em uma clinica e precisa emitir recibos. Como devo proceder ?
Grata
Sandra Mara Jantsch
Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)Bete,
Enquanto a empresa dela não estiver aberta, ela poderá emitir RPA (recibo de pagamento a autônomo).
Bete Rios
Bronze DIVISÃO 4 , Analista PessoalSandra Mara Jantsch
Como faço para ela abrir uma empresa, ela irá trapalhar em uma clinica prestando serviço, ela pode emitir RPA ? ou precisa abrir uma empresa ?
Precisa fazer o registro de autonomo ?
Pode me explicar melhor ?
Sandra Mara Jantsch
Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)Oi Bete,
Pelo que me parece, a clínica só quer contratá-la se ela abrir empresa, não é?
Se for isso, ela terá arranjar um sócio, também fisioterapeuta, fazer o registro no órgão de classe (http://www.crefito.com.br/) e depois tirar o CNPJ e fazer o registro na prefeitura. Deverá manter contabilidade e poderá emitir nota de serviço. Irá pagar impostos e terá custos por esse motivo.
Devo lembrar que esta prática, de exigir que o colaborador abra empresa, já está sendo considerada ilegal pelo judiciário.
Mas se a clínica não exigir que ela abra empresa, ela poderá tranquilamente emitir RPA. Mas ela também precisa fazer seu cadastro na prefeitura, só que, neste caso, como autônoma. No município de São Paulo, quem for registrado como autônomo, tiver CCM, está isento do pagamento do ISS. Mas a isenção só é válida para quem fez o registro (CCM).
Espero ter ajudado
Bete Rios
Bronze DIVISÃO 4 , Analista PessoalOlá Nara,
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Só mais uma dúvida, como autonoma ela pode emitir nota ou apenas o recibo de RPA ?
Grata,
Sandra Mara Jantsch
Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)Bete,
Como autônomo, sem abrir empresa, só poderá emitir RPA (recibo de pagamento a autônomo)
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Boa tarde Bete Rios!
Apenas um complemento sobre o correto uso do Fórum Contábeis:
Você postou este mesmo questionamento seu em pelo menos outros 04 posts.
Tivemos que excluir as mensagens "excedentes", mas outras (como esta aqui) não tiveram como ser excluídas, já que haviam respostas postadas.
Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois esta prática não é permitida.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade