x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.219

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 17 junho 2021 | 11:30

Agora em relação ao DBE  vi que a natureza jurídica seria NJ206-2, porem essa nomenclatura de NJ não entra no pedido de DBE.  
Vou tentar fazer normal com o código 206-2 mesmo .
Alguém sabe me dizer se mudou algo mesmo?
Vi que acrescentou algumas opções e confesso que fiquei na duvida dos códigos :
230-5 - empresa individual de responsabilidade limitada (de natureza empresaria);
e 231-3 Empresa individual de responsabilidade Limitada ( de natureza simples) .
Alguém sabe me falar das diferenças entre uma e outra e para o caso da sociedade unipessoal seria mesmo o código 206-2? 

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 2 anos Quinta-Feira | 17 junho 2021 | 13:45

Bom dia Simone,

A colocação do Colega Guilherme está correta, utiliza-se o código 206-2 para LTDA e SLU, pois o que ocorreu não foi a criação de uma natureza jurídica nova, e sim uma alteração nas características da Natureza 206-2.

Com relação a sua outra dúvida, entre as Naturezas 230-5 e 231-3:

A EIRELI de natureza empresária tem seu registro feito na Junta Comercial de sua competência, por isso a especificação EIRELI de Natureza empresária.

Já a EIRELI de natureza simples tem seu registro feito nos Cartórios de Registro, tal qual as Sociedades Simples, normalmente constituídas por médicos, contadores e etc.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.