x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 78

Como se tornar um franqueador

Emily

Emily

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 15:49

Boa tarde a todos. Tenho uma empresa que gostaria de ser franqueadora (que outras pessoas abram franquias da empresa dela, não é uma filial!)  gostaria de saber no processo de abertura o que deve ser feito de diferente. Vi que precisa por o objeto social de franquia como principal, vi que tem que por o termo "Oculto&q=franquia+franchising&spell=1&sa=X&ved=2ahUKEwi4wZ75jc_xAhUPqZUCHTrtD0oQkeECKAB6BAgCEDU" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">franchising" na frente da razão social. Tem mais alguma alteração que deve ser feita? E no registro da junta, algum passo é diferente? 
Agradeço desde já!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 09:28

Olá recentemente fiz isso para um escritório contábil.

É necessário não só isso, mas tem uma lei totalmente especifica para embasamento - 13.966/2019;

- A razão social pode por o final de Franchising. (Caso da Junta)

Abaixo outros pontos a serem explorados, que são documentos que precisam estar registrados para poder atuar:

- Necessário ter sempre os 2 últimos registros na Junta dos balanços patrimoniais, demonstrando a saude financeira da empresa.

- Necessário listar todas empresas que os sócios proprietários dessa franquia fazem parte nacional e internacionalmente na apresentação seguindo a lei acima.

- Necessário preparar um documento chamado CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA (COF), parametrizado com a lei acima.

- Necessário ter a atividade principal de Gestão de ativos intangíveis.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Emily

Emily

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 15:24

Agradeço sua ajuda.
Se me permite, tenho algumas dúvidas
Esse balanço patrimonial eu teria que enviar para algum órgão?  Essa lista de empresa que os sócios tem preciso listar aonde? E essa Circular de oferta também deve ser registrada na junta, ou somente entregue ao franqueado? Tem que ter contrato ou essa circular seria o contrato? caso contrario, no contrato deve se colocar algo diferente dos contratos habituais?
Fora isso todo o processo de viabilidade, DBE e etc são feitos normalmentes?
Desculpe tantas dúvidas, sou nova na área e fico bem perdida, ainda mais nesse assunto que é difícil encontrar informações
Obrigada mais uma vez!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.