x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 119

acessos 36.569

Integrador Estadual - São Paulo - demora na análise dos processos

Marcos Paulo S.Mendonca

Marcos Paulo S.mendonca

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 09:15

Bom dia a todos colegas!
Gente desde agosto não consigo mais concluir nenhum processo desde que tenha que passar pela Sefaz/SP. Parece brincadeira, este órgão sempre foi o terror dos contadores. Atuo como contador desde 1997, e a secretaria da fazenda do estado, sempre teve seu papel fundamental para complicar a vida dos contadores. Agora com todos os recursos e agilidades oferecidos pelo balcão único, esqueceram de combinar com a SEFAZ.... E aí cabe ao contador explicar o inexplicável para seus clientes e ainda levar fama de que não sabemos trabalhar.... Santa burocracia brasileira.... até quando? 

Elizane

Elizane

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 10:43

Bom dia Colegas,

O meu tbm esta parado no SEFAZ desde 03-09-2021, já cancelei e refiz e não adianta nada sempre para no mesmo lugar, parece que é quando para no sefaz que esta o problema ,  fiz um outro que liberou no mesmo dia , vai entender 

Só nos resta aguardar !

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 11:16

Estamos todos na mesma situação; infelizmente a SEFAZ/SP, me parece por conta de não atendimentos de reinvindicações vem fazendo operação tartaruga (a tartaruga é bem amis rápida) e quem paga o pato somos nos contadores; ja fiz duas reclamações para a ouvidoria mas infelizmente sem nenhum resultado, caso possível colegas, reclamem também, quem sabe se com o volume de reclamações poderemos ter algum resultado positivo

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 09:27

Hoje recebi resposta da ouvidoria; realmente só nos resta lamentar, da forma em que esta a SEFAZ/SP poderá paralisar o estado que mesmo assim não aparecera ninguém que possa fazer algo; abaixo segue a resposta da ouvidoria.

Prezado Senhor SEBASTIAO RODRIGUES FRANCO NETO,
Agradecemos o contato.
informamos que:
A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda e Planejamento não tem competência parapriorizar a conclusão dos processos que se encontram regularmente em curso
junto aos Postos Fiscais.
Os processos são analisados obedecendo à ordem cronológica deprotocolização, e o prazo varia conforme a quantidade de expedientes e a
complexidade.

Assim, orientamos que aguarde a conclusão das verificações fiscais cabíveisao seu pleito.

EDUARDO CASTANHO

Eduardo Castanho

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 21:24

Lamentavel essa Situação, existe o problema e com certeza eles lá estão apar da situação mas não temos um feed - back  sobre uma possivel resolução ou prazo, o sentimento é de irresponsabilidade por parte do pessoal da SEFAZ ! vira volta vemos mudança de layout do sistema e algumas funcionalidades totalmente futeis, mas para atrapalhar !!!
eles..... ó ..... estão de Parabéns ! 

Karina Buscarin

Karina Buscarin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2021 | 14:24

Boa tarde!!!!
Alguém sabe me informar se esse problema de processo parado no Posto Fiscal só está acontecendo com empresas que possuem Inscrição Estadual? Ou com as que não possuem tb estão empacadas???
Pergunto, pq....estou com uma pizzaria (tem IE) parada no Posto Fiscal desde setembro...E estou precisando cancelar uma DBE liberada, por conta de uma exigência da Jucesp, q é de uma empresa prestadora de serviços (sem IE)...
Assumo q estou c um mega medo d cancelar essa DBE e dar ruim, ou seja, empacar no Posto Fiscal...ai me ferra de vez...
=(

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2021 | 15:23

Boa tarde Karina;

Eventualmente pode acontecer da SEFAZ segurar um pouquinho para a liberação, mas normalmente se restringe a um ou no máximo dois dias (aguardar a validação do integrador estadual), a grande problema nosso é com empresas com inscrição estadual, principalmente quando se refere a alteração de endereço

Elizane

Elizane

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2021 | 16:15

Boa tarde a Todos, 

O meu processo estava parado desde agosto, foi aprovado ontem , esperem pessoal acho que é o processo deles mesmo que está lento !

Adriana Silva Barros

Adriana Silva Barros

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 12:24

Está terrível essa situação.

Percebo que isso muda de posto fiscal para posto fiscal. Alguns estão normais com a analise e outros não andam de jeito nenhum. E o cruel que não tem nem atendimento, seja remoto ou presencial.

Estou sofrendo com o PF de Bragança.

Karina Buscarin

Karina Buscarin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 15:24

Muito obrigada, Sebastião!!!
Eu b estou c processo de uma empresa com IE parado há tempos no Posto Fiscal. Creio q a demora esteja nos q aderiram a tal greve, Americana está no meio....
Espero não ter o mesmo problema com a empresa sem IE... 
=)

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2021 | 09:45

Olá pessoal,

Também tenho um processo que deu exigência no DBE.  

Ja enviei a resposta com os documentos anexados no SIPET, mas tem demorado muito para obter retorno.

Enviei dia 08/10, e consta como recebimento desde o dia 13/10, e não atualizou mais. 

Alguém que ja tenha utilizado esse sistema para atendimento de exigência de DBE sabe quanto tempo eles levam para analisar?

Jessica da Cruz Alves
SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2021 | 10:12

Bom dia Jéssica;

Infelizmente a SEFAZ não tem nenhum padrão, a única alternativa a meu ver é vc tentar contato com o Posto Fiscal de Jurisdição para tentar agilizar; no meu caso, a ultima exigência que tive enviando documentos pelo SIPET, consegui contato com o posto e fui informado de que deviria aguardar a visita de um fiscal no endereço da empresa para fiscalização do estabelecimento; até então achava que esta competência seria da prefeitura e da Cetesb, mas a SEFAZ para justificar a sua inoperância, também esta fazendo este tipo de verificação.
Para a abertura esta empresa aguardei cerca de 04 meses

Gilson José Alves

Gilson José Alves

Iniciante DIVISÃO 5
há 2 anos Terça-Feira | 26 outubro 2021 | 09:36

Gente, estou vindo aqui apenas para manifestar mesmo visto que não tem o que fazer. Aqui em Sorocaba não tem atendimento de nenhum jeito, exceto se houver exigências mas ainda estou aguardando análise da Sefaz-SP desde 15/09/2021.
"15/09/2021-18:41:34 - Integrador Estadual - São Paulo
SEFAZ-SP
Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite. "
Já fiz RECLAME AQUI, OUVIDORIA e nada!
Pior é a ausência de matérias e reportagens sobre o assunto na Mídia, até parece que existe um silêncio proposital, único jornal que noticiou o assunto foi JORNAL CRUZEIRO DO SUL daqui da região: 
www.jornalcruzeiro.com.br

"A chamada operação padrão -- popularmente chamada de operação tartaruga --, que tem sido adotada pelos funcionários da Fazenda Estadual, em Sorocaba, vem sendo alvo de reclamações dos usuários do serviço. A medida foi adotada pelos funcionários públicos em setembro e continua em outubro. O sistema está sendo usado como forma de pressionar o Governo do Estado por melhores salários e condições de trabalho.
O empresário Reinaldo Escamez é uma das pessoas que está sofrendo com a situação. “Sou um pequeno empresário de Sorocaba desde 1991. Agora meu filho resolveu seguir a profissão do pai e mãe e vai abrir um novo negócio. Nossa família é geradora de riquezas, sinônimo de empregos, comida na mesa do trabalhador, o pão de cada dia. Estamos tentando iniciar atividades mas a Fazenda estadual está em operação padrão (greve para outros entes)”, explica.
“Não conseguimos gerar empregos, pois há uma reivindicação coletiva do servidor. Isso na minha ótica é um absurdo, uma briga de braço entre o governador e servidores. Quem sai prejudicado é o trabalhador da ponta”, comenta. “Acredito que os agentes públicos estão para servir o cidadão e não desservir. O direito de um não pode afrontar o direito do outro. Na outra ponta, quem está sofrendo na verdade é o trabalhador”, acrescenta.
No site do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafres) há material que trata do assunto. “A partir de 1º de outubro de 2021, é importante que todos os agentes fiscais de rendas (AFRs) fortaleçam a luta em busca de uma resolução para a grave crise salarial que assola a carreira”, diz o documento. 

sinafresp.org.br

"Outubro Abaixo de Zero: colega, no próximo mês, vamos congelar a Secretaria da Fazenda!AFR, a sua participação na nova fase da Operação Padrão é essencial para que possamos demonstrar a importância do trabalho da categoriaNos últimos meses, focamos na intensificação da Operação Padrão (OP), conseguimos organizar um grande movimento de entrega de funções e vimos diversos gestores manifestarem o seu descontentamento com a atual situação remuneratória da categoria.
Agora, está chegando o momento de congelarmos a Secretaria da Fazenda e marcarmos na história a ação Outubro Abaixo de Zero. A partir de 1° de outubro de 2021, é importante que todos os agentes fiscais de rendas (AFRs) fortaleçam a luta em busca de uma resolução para a grave crise salarial que assola a carreira."

O site afirma ainda que, em agosto, por meio do considerável aumento na quantidade de reclamações junto à ouvidoria da Sefaz, foi enfatizada a importância do trabalho da categoria para a sociedade. “Já para o mês de setembro, levando em consideração as instruções da Operação Tolerância Zero (OTZ), a previsão é de que a ouvidoria contabilize um número ainda maior de queixas”, diz a entidade. Os servidores estariam sem reajuste há cerca de sete anos.
Em tese, conforme apurado pela reportagem, as operações consistem em realizar os trabalhos sempre no último prazo possível. Assim, se um documento levaria de 10 a 30 dias para ficar pronto, ele seria realizado no 30º dia, no prazo limite."

Consultor com perfil "Hands on Job" nas áreas Administrativas, Operacionais (estoque, custos e logística), Contábil e Fiscal.
waldomiro abbehausen

Waldomiro Abbehausen

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 10:11

Bom dia pessoal,  tenho processos parados a mais de 90 dias aguardando analise, ou já tem mais de 30 dias que enviei a solicitação no Sipet. É DESESPERADOR !! estive no posto fiscal e batendo um papo com o atendente ele me revelou o problema. A FAZENDA NÃO TEM FUNCIONÁRIOS. Já faz mais de 2 anos que não ocorre contratações e com isso o pessoal morre, se aposenta, tira férias e simplesmente a locomotiva do Brasil esta sendo empurrada. E isto não é só na fazenda. Segurança, educação, saúde entre outros. É o governo do Doria fazendo propaganda enganosa na TV quando a realidade é totalmente outra. Alguem por acaso conhece algum empresa que conseguiu facilmente estes empréstimos anunciados por ele ? Pois é. É a vontade de ser Presidente a todo custo.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 08:59

Minha nossa Waldomiro Abbehausen! Não creio nisso viu...

E a gente que se vire nos trinta para tentar explicar isso aos clientes, que sempre pensam que é só desculpa...

Lamentável esse país, cada dia mais difícil sobreviver nesse lugar...

Jessica da Cruz Alves
Marcos Cesar

Marcos Cesar

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 11:07

Bom dia, Colegas!

Creio que o problema na Sefaz-SP já seja um caso crônico e perdido. Infelizmente nosso escritório tem declinado serviços para empresas do ramo de comércio por conta desse transtorno. Tenho empresas que desde abril estão aguardando a manifestação da Sefaz mesmo após o envio das pendências. Manifestações à Ouvidoria, Reclame Aqui, CFC, CRC, Sescon, etc, de nada tem adiantado, tornando o negócio inviável, sendo que no final, nós ficamos com a fama de incompetentes por não conseguirmos contornar esse fato complicado. É uma questão de péssima gestão do Governo do Estado de São Paulo e Secretarias que abandonaram o contribuinte às favas, inviabilizando o fluxo de novos negócios.

Adriana Silva Barros

Adriana Silva Barros

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 10:04

bom dia Pessoal.

Alguém com alguma resposta diferente ou com alguma solução... Alguém teve respostas do integrador estadual? Infelizmente estamos numa situação muito ruim, pois estamos de mãos atadas e os clientes já estão perdendo a paciencia.

Att.

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 10:11

Adriana, bom dia!
Dois pedidos do início de setembro foram liberados, o restante segue o mesmo.
Aparentemente, devido à greve, estão liberando o mais lento possível...

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 13:45

Boa tarde Adriana;

Aqui estava somente com uma pendencia relativa a alteração de endereço, pois os processos de abertura foram liberados em tempos aceitáveis, este de alteração de endereço, fiz o primeiro peido em 07/07/2021, e fiz dois cancelamentos para ver se caia em um lugar mais aceitável, mas infelizmente não deu resultado por isto acabei por refazer o pedido no inicio de setembro e este foi liberado no dia 26/10. Para testar entre um cancelamento e outro, acabei por fazer um pedido nos mesmos termos (atividade endereço ,sócios etc) mas ao invés de solicitar alteração de endereço, coloquei como nova empresa e este foi aprovado em 48:00, so não levei adiante pois necessitava realmente do CNPJ antigo em virtude de contratos, foi mesmo somente para ver que era alguma estratégia da fiscalização direcionada para empresas ja existentes.

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 17:08

Boa tarde Selene;

Como mencionei na resposta para a colega Adriana, estava somente com um processo na espera, mas ficou somente por cerca de 45 (quarenta e cinco) dias, do inicio de setembro até o dia 27/10, isto para um posto fiscal da capital (pinheiros) para o qual cheguei inclusive a ligar, mas sem nenhuma espécie de retorno; tempos atrás tive uma espera longa também mas foi na abertura de empresa (indústria) e no posto fiscal de Sorocaba

Gilson José Alves

Gilson José Alves

Iniciante DIVISÃO 5
há 2 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2021 | 08:18

AINDA CONSTA E NADA CONSTA! OPERAÇÃO PADRÃO!

trecho matéria do site do Sindicato...

Novembro abaixo de zero!
Há diversos indicadores que demonstram que estamos no caminho certo para tirar o governo da zona de conforto: reclamações na ouvidoriaação judicial de contribuinte e reportagens na imprensa. Vamos trazer mais colegas para somar força aos resultados e dar continuidade ao nosso movimento, até que o governo atenda às nossas reivindicações!

https://sinafresp.org.br/conteudo/8023/impacto-da-mobilizacao-consultado-pela-eptv-campinas-diretor-leandro-ferro-fala-a-respeito-da-situacao-da-categoria

Consultor com perfil "Hands on Job" nas áreas Administrativas, Operacionais (estoque, custos e logística), Contábil e Fiscal.
Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.