x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 184

COLETA WEB - DBE - QSA - EIRELI E SOCIEDADE UNIPESSOAL LTDA - ERRO / BUG DO SISTEMA REDESIM

Diego de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 9 semanas Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 14:39

Prezados (as), boa tarde à todos! 1 - Como todos sabem o sistema de Coleta é integrado com outras plataformas no que tange a união, estados e municípios. No meu caso estou utilizando o sistema da JUCEES(estado do Espírito Santo) que terceirizou por meio do Simplifica para estar fazendo a VIABILIDADE de Constituição de uma nova Empresa. Enfim a viabilidade de uma EIRELI foi aprovada e está tudo certo no sistema da JUCEES, só que ao fazer todo trâmite do DBE na Coleta WEB da Redesim RFB os problemas começam com as seguintes pendências que tão logo se identifica os bugs / erros do próprio sistema; Obs. Todos sabem que é um algoritmo.

Abaixo os erros no QSA:

1 - Para a Natureza Jurídica informada o representante deve fazer parte do QSA com a mesma qualificação.

Minha Resposta: Como? Se automaticamente o representante já consta no QSA de forma automática e isso é travado pelo sistema e até mesmo o preenchimento do endereço é realizado, ou seja, a parte que não se pode fazer edição. 

2 - Para a Natureza Jurídica selecionada, o nome do sócio deve ser o mesmo do responsável da empresa informado.

Minha Resposta: Se você incluir a mesma pessoa representante: "65 pessoa física titular representante residente domiciliado no Brasil como titular novamente, o sistema dá erro informando que tem duas pessoas com o mesmo CPF e também tem o capital que você deve destinar para apenas o titular da EIRELI. Detalhe, mesmo se mudar a qualificação da pessoa responsável na EIRELI para administrador sendo representante e depois colocar ela como representante titular a falha continua. É irritante esses problemas que são relatados datado de 8 anos atrás e continua a ocorrer em pleno 2021. A receita deveria ter uma knowledge base, para os programadores, mesmo que mude de profissional, para isso não retornar os erros anteriores. É muito dinheiro de impostos nossos gastos para essas pessoas não terem métricas para solucionar de forma definitiva esses problemas relatados outrora. 
Alguém tem o fale conosco da REDESIM?  Acho pouco provável que alguém aqui tenha resposta para esses tipos de problemas nesta versão "mais nova do coleta web".  Não me entendam mal, nem estou debochando de ninguém aqui, mas é muito ruim perder horas e horas do seu dia e testar diversas possibilidades para ver se o problema não está em si mesmo, ou seja, na sua própria máquina, navegadores. Mas já testei em outros navegadores, outras máquinas e o problema continua. Então só resta o fale conosco da receita. Mas vai que alguém tenha a resposta para esse tipo de problema.

3 - Apenas uma observação, o mesmo problema ocorre ao tentar constituir uma Sociedade Unipessoal Limitada (natureza empresária) 206-2. 

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 9 semanas Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 15:15

Boa tarde Diego, tudo bem?

Entendo sua indignação, e concordo que os sistemas desenvolvidos pelo Gov estão longe de serem os ideias.

Vou estar realizando uma simulação, nos mesmos moldes que você relatou acima, para verificar, visualmente, os problemas. Assim que pronta posto aqui minhas conclusões.

Dep. Societário
everton@econt.net.br

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 9 semanas Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 16:40

Diego,

Finalizei a simulação e consegui emitir o DBE aprovado normalmente, os dados utilizados para a simulação em questão:

Natureza: EIRELI
Capital: 200.000,00
Sede: Vitória - ES
Atividade: Analise de dados

Eventos do DBE:

101 - Inscrição de estabelecimento
Quadro de sócios e Administradores

Segue passo-a-passo de como foi feito, descritas na ordem de opções apresentada a esquerda no DBE:

FCPJ
 
Eventos: Preenchido automaticamente

Identificação: Aparecerá a mensagem "Seu ato constitutivo/alterador já foi registrado no respectivo órgão de registro?", clique na opção "Não"; Preencha o Capital desejado (Lembrando que EIRELI possui capital mínimo de 100x o salário mínimo vigente); escolha o nome fantasia caso deseje; Demais dados são preenchidos automaticamente;

Atividade Econômica: Preenchimento automático de acordo com o colocado na Viabilidade;

Objeto Social: Preenchimento automático de acordo com o colocado na Viabilidade;

Endereço da Pessoa jurídica: Preenchimento automático de acordo com a Viabilidade;

Dados para contato: Insira 1 telefone e 1 e-mail; Endereço para correspondência pode repetir o da empresa (clicando na caixa disponibilizada acima do CEP).

Representante/Preposto: Nesta aba o campo CPF será importado automaticamente; Preencher nome completo do Representante conforme consta no CPF; No campo qualificação deve ser selecionada a opção 65 - Titular pessoa física;

Endereço do Representante: Preencher os dados referentes ao endereço e contato do representante;

Porte da empresa: O escolhido por você, nesta simulação utilizei ME

Contabilista: Preencher os dados do contabilista responsável;

Endereço do contabilista: Preencher o endereço e contato do contabilista;

QSA

Quadro de sócios: Selecionar o sócio que já consta no QSA, ir em dados do sócio;

Natureza do evento: Entrada de Sócio/Adm

Nome: Preenchido automaticamente;

CPF: Preenchido automaticamente;

Qualificação: 65 - Titular PF residente no Brasil;

Valor da Participação: O total das cotas (No caso do meu Exemplo R$200.000,00)

Após isso vá em verificar pendencias e veja se há alguma que seja impeditiva (Marcadas com exclamação vermelha), caso não existam pode finalizar o preenchimento.

Caso tenha alguma dúvida pode estar entrando em contato comigo via e-mail (everton@econt.net.br) ou Whatsapp (48988499418)









 

Dep. Societário
everton@econt.net.br

Diego de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 9 semanas Terça-Feira | 20 julho 2021 | 21:37

Everton, boa noite!
Desculpe estar lhe respondendo agora. Acredito que o problema ocorreu porque eu fiz uma viabilidade primeiro para SOCIEDADE UNIPESSOAL LTDA - NATUREZA JURÍDICA (206-2). Quando me deparei que a Receita por meio do sistema da Redesim, não estava aceitando o(a) sócio(a), único(a). Então resolvi por meio do sistema do SIMPLIFICA da JUCEES daqui do estado do Espírito Santo, reaproveitar a viabilidade e fazer uma nova no entanto mudando a natureza jurídica para EIRELI. Mesmo assim o problema como relatei anteriormente continua. 
Daí surgiu uma oportunidade para fazer nova Viabilidade através do sistema da JUCEES, uma nova EIRELI e deu tudo certo. 
Então acredito que a falha é ter reaproveitado a VIABILIDADE e infelizmente a RFB ainda continua sem aceitar a constituição de SOCIEDADE UNIPESSOAL LTDA. É possível alterar e transformar em SOCIEDADE UNIPESSOAL, uma sociedade já existente com dois ou mais componentes no QSA, mas limitasse a isso.
Enfim me orientei por todos os passos que passou, todavia o problema persiste e acredito que foi justamente por causa do reaproveitamento de viabilidade que ocasionou a falha, não há outra causa, senão não teria conseguido com essa outra EIRELI de pessoa distinta.
Agradeço pelo empenho em ajudar o próximo, fique em paz! 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>