x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.405

Empresas de telemensagens, homenagens ao vivo, etc

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 15:48

Tenho um amigo, portador de necessidades especiais (cadeirante), que já trabalha em sua casa, há um bom tempo, prestando estes tipos de serviços (telemensagens, homenagens com carro - loucuras de amor, cestas de café, etc). Ele me procurou no intuito de regularizar este trabalho que faz informalmente. Sou contador de uma empresa de construção civil e não tenho idéia de por onde começar para orientá-lo. Alguém do fórum tem cliente neste ramo e poderia me ajudar a ter alguma idéia? Se seria a abertura de uma empresa? Qual seria o ramo? Comércio ou Serviços? Algum tópico sobre o assunto ou semelhante, já publicado, onde eu possa me orientar? Desde já agradeço.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 22:28

Boa noite, Carlos Cobraterra

Embora eu nunca tenha trabalhado com um cliente que atue neste ramo, fazendo análises conclui-se que a saída para seu amigo seria se inscrever como Microempreendedor Individual (MEI), e para tanto, sugiro o seguinte CNAE:

9609-2/99: Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente
------
Esta subclasse compreende:
------
- as atividades de mensagens fonadas (telemensagem)
------
Fonte: Web