André Felipe de Moraes Marques
Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)Saudações, gostaria de sanar algumas dúvidas sobre a abertura de empresa na modalidade MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL).
Algumas informações que podem ser relevantes:
1ª - A empresa vai atuar pela internet, com estoque físico.
2ª - A própria empresa efetuará entrega na capital Belém e sua região metropolitana;
3ª - O estoque inicialmente estará alocado em minha residência, visto que uma sala um custo um pouco desnecessário por enquanto;
4ª - Os fornecedores serão locais, porém alguns produtos serão importados por meio da Shopee, Aliexpress, Wish e Gearbest.
Vou enumerá-las para ficar mais fácil a sua visualização:
1ª OCUPAÇÃO PRINCIPAL:
Essa ocupação principal é o que vai dar a característica marcante da loja ou não? Por exemplo: Eu escolho uma loja de artigos esportivos, mas além disso eu quero vender peças e acessórios de bicicleta (ocupação secundária), teria algum problema eu ter por exemplo mais peças de bike para vender do que artigos esportivos já que é a ocupação principal?
2ª PREFEITURA:
Eu realizando a abertura do MEI, ainda assim eu sou obrigado a ir na prefeitura ou não? Além disso, como a minha loja não vai receber clientes no começo, será focada em vendas virtualmente, eu devo incluir alguma informação sobre isso na prefeitura?
3ª SHOPEE, ALIEXPRESS, WISH E GEARBEST:
Esses fornecedores não emitem nota fiscal, no caso como eu deveria prosseguir? eu posso vender mesmo sem ter a nota fiscal da aquisição da compra? Ou ainda, caso eu compre como pessoa física algum determinado produto como faço para poder vender na minha empresa?
4ª RENDA MÁXIMA DO MEI:
Sei que o teto máximo do MEI é 81.000,00. Mas no caso esses 81.000,00 reais é de LUCRO (PREÇO DE VENDA - CUSTO), ou conta com o valor usado para comprar os produtos. Por exemplo: Eu vou adquirir 10.000,00 reais em um produto x, esse mesmo produto me renderia uns 20.000,00 reais, sendo que seriam 10.000,00 reais de custo e 10.000,00 reais de lucro. No caso o que conta seria os 10.000,00 reais de lucro ou os 20.000,00 reais incluindo o custo e o lucro?
5ª TETO MÁXIMO DE AQUISIÇÃO:
Até quanto eu posso gastar para adquirir produtos sendo MEI, por exemplo: Eu posso comprar 81.000,00 em mercadoria? ou tem um teto especifico para isso? Caso haja, qual seria o seu valor?
6ª MARCA:
Posso ter duas marcas em um mesmo CNPJ? Por exemplo, no meio colocamos a OCUPAÇÃO PRINCIPAL e a OCUPAÇÃO SECUNDÁRIA, posso criar usando o mesmo CNPJ marcas diferentes, vou exemplificar melhor abaixo:
OCUPAÇÃO PRINCIPAL: Comerciante independente de bicicletas e triciclos; peças e acessórios.
OCUPAÇÃO SECUNDÁRIA: Relojoeiro(a)
Eu posso criar uma marca para a OCUPAÇÃO PRINCIPAL, como ANDRÉ BIKES, e uma para a OCUPAÇÃO SECUNDÁRIA, como ANDRÉ RELOJOEIRO, ou não é permitido?
Desculpem a quantidade de palavras e o texto grande, mas quis dar todos os detalhes possíveis de minhas dúvidas para que assim vocês possam entendê-las e ficar mais fácil de explicá-las também.
Obrigado!