x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 364

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Domingo | 25 julho 2021 | 23:18

Boa noite!

Eu tenho um MEI de Serviços e recentemente descobri que a minha irmã estava usando meu CPF para revender produtos da Avon e receber comissões e eu não fazia ideia disso.

Gostaria de saber se isso pode me gerar problemas com relação ao meu CNPJ, é possível que a receita identifique isso e entenda que eu estou praticando atividades de comércio?

Agradeço desde já!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 13:05

Silva,

De fato estamos diante de uma situação que expõe seu CPF a riscos fiscais.
1- A renda recebida pelo seu CPF não está sendo declarada em nenhuma DIRPF?
2- Há recebimentos em máquinas de cartão vinculadas ao seu CPF?

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Sábado | 4 setembro 2021 | 20:16

Boa noite, Daniel! 

Daniel Garcia


1- A renda recebida pelo seu CPF não está sendo declarada em nenhuma DIRPF?
R = Não tenho como ter essa informação. 

2- Há recebimentos em máquinas de cartão vinculadas ao seu CPF?

R =  Minha irmã recebeu o valor das vendas em dinheiro ou nas próprias contas bancárias dela. 
Não recebi nenhum pagamento em nenhuma conta bancária relacionado a essas vendas.
O que eu sei é que ela comprou produtos para revenda usando meu CPF,  como se eu fosse uma ''revendedora'', tem algumas notas fiscais de compra inclusive.  Não faço ideia de como funciona a Avon. 


Mas sobre a minha postagem, em relação ao meu CNPJ,   há algum problema?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2021 | 12:32

Silva,

Como ela não está informando o seu CNPJ em nenhuma dessas operações, em uma primeira análise o seu CNPJ está fora desses riscos.

Porém seu CPF está sendo movimentado em operações de compra/venda em diversos valores, o que pode atribuir a você o risco, pois nada disso (a princípio) está sendo declarado em DIRPF e tendo o IR recolhido.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 15:41

Boa tarde,
Concordo com nosso colega Daniel, se a Avon prestar alguma informação de repasse à Receita, essa informação está sendo com o CPF cadastrado na empresa.

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 16:33

danilo cipriano
Olhei no meu e-cac e não consta nenhum informe de rendimentos de fontes pagadoras. 

Mas a questão da Avon é a seguinte (eu não entendo muito bem), mas pelo que pesquisei... A revendedora faz o pedido de uma caixa com produtos por um valor X (ela está comprando produtos) e realiza a venda para suas clientes no valor Y.
O lucro dela passa a existir na venda para as clientes, que é a diferença entre o valor original do produto e o valor da revenda.
Ela não recebe nenhum tipo de pagamento da Avon. 

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 16:40

Entendo, esse caso deve ser igual ao caso de UBER, mas mesmo assim é necessário atentar, pois conheço uma pessoa que caiu na malha por não declarar um pequeno valor recebido por venda de herbalife, que acredito funcionar em uma situação parecida. Não posso falar muito sobre por falta de conhecimento, mas acredito que essas empresas prestem informações através da e-financeira.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 14:45

Silva eu acho que você deveria entrar em contato com a Avon e informar que estão utilizando o seu CPF sem a sua autorização, mesmo porque a sua irmã pode fazer uma compra e não pagar e quem será o devedor?  Você ficará com o seu nome como devedor no SPC .

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 10:42

Concordo em número, gênero e grau com o colega Osmar.

Além do risco fiscal de vendas estarem sendo feitas em seu CPF sem o devido registro contábil e apuração de impostos, há o risco comercial, de ter seu nome negativado devido à inadimplência.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.