Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 259

abertura de empresa individual

Jeferson Samuel

Jeferson Samuel

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2021 | 09:58

Bom dia!
Paulino dos Reis Freitas, 

O empresário individual pode ser sócio de outra sociedade limitada. Porém quanto ter duas empresas individuais, não é permitido, Sendo que; Uma pessoa só pode ter uma única empresa como Empresário Individual (Natureza Jurídica 213-5).
Vale lembrar que: "O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial" e tem seus bens vinculados aos da empresa.
Havendo necessidade de ter duas empresas uma opção seria abrir filial, já que, uma empresa pode abrir quantas filiais quiser, mas uma pessoa só pode ter uma única empresa como empresário individual, mas pode ser sócio de quantas empresas quiser.
Lembrando ainda que deve sempre observar a legislação vigente principalmente no que diz respeito a enquadramento no simples nacional.

att...

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2021 | 16:05

Boa Tarde

Para o empreendedor que tem registro como Empresário Individual (EI), não é possível abrir mais de uma empresa individual. Entretanto, para este tipo de categoria, é possível participar do quadro social de empresas limitada (Ltda).

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.