Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 4.124

Assinatura Digital com código. de verificação - Junta Comercial

Marcelo Aguiar

Marcelo Aguiar

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 14:42

Boa tarde,

Tenho um processo de alteração de nome empresarial e endereço no qual o sócio administrador é de outro estado. Para facilitar o processo por questões de logística a Junta Comercial me orientou que é possível os sócios assinarem com seus certificados digitais e-cpf, porém que ao assinarem, deverá ser gerado um código de verificação ou um hashcode, QR code, para poder validar tal assinatura digital. 
Encontrei um sistema pago que faz isso, só que o custo dele é 720,00, algo inviável para apenas esse processo.  Alguém aqui ja passou por tal situação parecida e conseguiu resolver?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 16:10

Marcelo Aguiar, boa tarde.

Colega, procure pelo ZapSign. Eu realizo a assinatura dos processos por ele e é coisa de menos de R$ 100,00 para uma demanda baixa.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 16:40

Boa tarde

Estou no Paraná , e estou realizando uma alteração contratual e também vou ter que assinar digitalmente, no site da junta do Paraná  tem um link abaixo que possa te ajudar se for o caso.
Não sei se isso serve para outros Estados, mas não custa tentar né .

www.juntacomercial.pr.gov.br

Cezar Silveira
Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 24 outubro 2022 | 16:19

Boa tarde! Quando faço processos de alteração na Junta Comercial e assino com o certificado digital e-CPF do sócio nunca precisei fazer nada além de assinar, e sempre deu certo sem nenhum problema, não sendo necessário validar assinatura por fora, se for usado o certificado digital como mencionei. Verifique melhor sobre isso, usando certificado acredito que não vão existir maiores problemas.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 08:28

Cristiane dos Santos Campos, bom dia.

Todos essas informações são geradas no pé da página, caso tenha feito por alguma ferramenta de assinatura digital. Se não foi dessa forma que foi feito, então realmente não irá encontrar, o que invalida o processo.


Bruna Nogueira Braga, bom dia.

Essas ferramentas possibilitam a assinatura sem a necessidade de eCPF, fazendo com que o cliente não tenha esse custo de aquisição.

No caso da JUCESP, esse procedimento da assinatura "por fora" do site ainda é realizado. Contudo, também tenho empresas no MG e sei que na JUCEMG o processo de assinatura é por dentro do site, fazendo com que não tenha outra forma de assinatura a não ser pelo eCPF.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 10:29

Bom dia!
Entendi, realmente na Jucemg antes a única forma de assinatura era pelo certificado digital e-CPF ou procuração para o contador assinar com seu próprio certificado. Recentemente a Jucemg divulgou que está permitindo assinaturas agora dos registros com a autenticação do gov.br, desde que a conta seja nível prata ou ouro, possibilitando que  cliente assine os processos agora sem ter o custo de aquisição do certificado também, segue matéria: jucemg.mg.gov.br
Não sei informar se isso já é praticado por Juntas Comerciais de outros estados, mas se sim, seria uma opção de assinatura eletrônica também.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 11:09

Bruna Nogueira Braga,

O problema da JUCESP é que ela está muito atrasada nesse aspecto e pelo que converso com os assessores, não possuem ainda um padrão do que aceitar ou não em termos de assinatura digital.

A ferramenta que eu utilizo gera todos os itens solicitados de hash e autenticação, conforme a colega ai em cima falou que necessita, então eu nunca tive problemas.

Ela teria que entrar em contato com a unidade de registro e verificar se essa possibilidade de assinatura pelo Gov.BR é aceita. Se for, realmente seria uma saída.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.