x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 227

Legalizar empresa para venda de produtos

GRAZIELE GUIMARÃES

Graziele Guimarães

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 setembro 2021 | 09:41

Bom dia!
Gostaria de verificar se MEI no Rio de Janeiro pode vender produtos (brinquedos, livros, presentes)?
Recebi a informação que no RJ não poderia, pois não tem inscrição estadual. Neste caso, a formalização teria que ser SLU? 
No MEI, existe a opção de fabricante de brinquedos. Eu poderia enquanto MEI, fabricar e vender para lojistas fazerem a revenda ou vender on line? 
No MEI, existe a opção de editor de livros. Poderia fazer os livros e vendê-los desta forma? Ou caracteriza também no perfil de produtos e não poderia enquanto MEI? 
No MEI existe a opção de comercialização de vestuário e acessórios. Eu não poderia fazer estampas e vender camisas, bonés por exemplo? 
As atividades de SLU são as mesmas do MEI? Posso considerar 15 atividades para abrir a SLU? 
Aguardo.
Obrigada. 

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 setembro 2021 | 10:02

Graziele,

Gostaria de verificar se MEI no Rio de Janeiro pode vender produtos (brinquedos, livros, presentes)?
O CNAE 4763-6/01- Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos é permitido ao MEI.
O CNAE 4761-0/01 - Comércio varejista de livros é permitido ao MEI.
O CNAE 4789-0/01 - Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos é permitido ao MEI.
Recebi a informação que no RJ não poderia, pois não tem inscrição estadual. Neste caso, a formalização teria que ser SLU?
MEI é impedido de obter Inscrição Estadual no Rio de Janeiro, por força do artigo 33 da Parte III da Resolução SEFAZ 720/2014. Veja:
Art. 33. Não será concedida inscrição estadual ao MEI enquadrado no SIMEI.
§ 1º Considera-se contribuinte do ICMS, para todos os efeitos legais, o MEI optante pelo SIMEI, desde que cadastrado no CNPJ com código de atividade CNAE, principal ou secundária, relacionado no Anexo XI da Resolução CGSN nº 140/18, com a indicação “S” na coluna “ICMS”.
Só é permitido ao MEI a emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), forma de emissão que não depende de Inscrição Estadual, bastando ao MEI o cadastro, via senha ou certificado digital, no ambiente de emissão de NFA-e  (link: http://www4.fazenda.rj.gov.br/sefaz-dfe-nfae/paginas/inicio.faces).
Essa permissão para emissão de NFA-e por parte do MEI é expressa na mesma Resolução SEFAZ 720/2014, em seu Artigo 35, parágrafo primeiro. Veja:
§ 1º O MEI somente poderá emitir:
I - NFA-e, devendo ser observado o disposto no Anexo VI da  Parte II desta Resolução e o Capítulo II do Anexo I do Livro  VI do RICMS/00;
Caso o seu modelo de negócio exija Inscrição Estadual e/ou Nota Fiscal convencional, será necessário escolher outro tipo jurídico (como a SLU).
No MEI, existe a opção de fabricante de brinquedos. Eu poderia enquanto MEI, fabricar e vender para lojistas fazerem a revenda ou vender on line? 
Sim.
No MEI, existe a opção de editor de livros. Poderia fazer os livros e vendê-los desta forma? Ou caracteriza também no perfil de produtos e não poderia enquanto MEI?  
Edição de livros não é atividade comercial.
No MEI existe a opção de comercialização de vestuário e acessórios. Eu não poderia fazer estampas e vender camisas, bonés por exemplo? 
Você se refere à atividade de serigrafia (silk screen)?
As atividades de SLU são as mesmas do MEI? Posso considerar 15 atividades para abrir a SLU? 
As atividades do MEI são limitadas à lista do Anexo XI da Resolução CGSN n° 140. Não há essa limitação para SLU.
Podem sim ser 15 atividades para SLU, desde que previamente aprovadas pelos órgãos competentes.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
GRAZIELE GUIMARÃES

Graziele Guimarães

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 00:07

Boa noite. Obrigada pelo retorno. Neste caso, posso então ser MEI e vender produtos no RJ desde que cadastrada nas atividades, correto? Posso vender pelo site, então sem problemas?
Sobre editor de livros, me disseram que eu não podia colocar comércio varejista, pois eu quem escrevia o livro. Neste caso, eu teria que colocar editor de livro, pois escrevo e eu mesma faço a venda, pois não estou atrelada a editora.
Sobre estampa seria serigrafia sim. Pois crio personagens e faço animação grafica e pensei em vender pelo site alguns produtos.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 09:16

Graziele,

Neste caso, posso então ser MEI e vender produtos no RJ desde que cadastrada nas atividades, correto? Posso vender pelo site, então sem problemas?
Sim. Porém reitero minha observação quanto ao impedimento de obtenção da Inscrição Estadual no Rio de Janeiro. Caso seu modelo de negócio exija esse cadastro, o MEI não lhe será possível.

Sobre editor de livros, me disseram que eu não podia colocar comércio varejista, pois eu quem escrevia o livro. Neste caso, eu teria que colocar editor de livro, pois escrevo e eu mesma faço a venda, pois não estou atrelada a editora.
Atividade de escritora: 9002-7/01 Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores (não permitida ao MEI).
Edição: 5811-5/00 Edição de livros (permitida ao MEI).
Sobre a venda, como seria? Venderia para livrarias, ou por site, etc?

Sobre estampa seria serigrafia sim. Pois crio personagens e faço animação grafica e pensei em vender pelo site alguns produtos.
1340-5/01 Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário (permitido ao MEI)
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (permitido ao MEI).

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
GRAZIELE GUIMARÃES

Graziele Guimarães

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 20:12

Boa noite. 

Sobre a venda online dos brinquedos, estampas e produtos permitidos ao MEI.   Não entendi sobre modelo de negócio e a relação de impedimento com a inscrição estadual. Eu não poderia ter um site e vender por meio deste sendo MEI?
A venda de livros seria em sites próprio e na plataforma do hotmart. 

Obrigada

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2021 | 12:21

Graziele,

Não entendi sobre modelo de negócio e a relação de impedimento com a inscrição estadual. Eu não poderia ter um site e vender por meio deste sendo MEI?
Pode. Porém faz-se necessária a informação de que alguns marketplaces estão exigindo Inscrição Estadual dos vendedores.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.