x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 114

Aposentadoria por invalidez x MEI

Bianca Rodrigues

Bianca Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 10:00

Bom dia,

Tenho lido algumas coisas no forum e também em alguns artigos sobre o cancelamento ou não da aposentadoria de invalidez por conta do MEI.  
Não consegui chegar a uma conclusão. 

Afinal quem é aposentado por invalidez pode ou não ter MEI?

Sei que na guia so MEI tem o recolhimento para o INSS e que isso não mudaria em nada o cálculo já feito anteriormente. 
Ex. a pessoa ficou paraplégica, e acabou aposentando. Aí para ter uma renda extra, começou a fazer artesanato (bordar, pintar, etc...), como ela já é aposentada nem precisaria de abrir um MEI, mas quer abrir para formalizar a sua atividade, isso fará ela perder a sua aposentadoria?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 10:37

Bianca Rodrigues, bom dia.

Conforme consta no próprio site do INSS, a aposentadoria por invalidez:

"...é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS."

Observou? QUALQUER ATIVIDADE LABORATIVA. Logo, a execução de QUALQUER ATIVIDADE LABORATIVA enseja no CANCELAMENTO deste benefício.

Aposentadoria por invalidez

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.