x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 206

Transformação tipo jurídico

Laila

Laila

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 09:28

Olá pessoal, tudo bem?
Estou fazendo a transformação de uma sociedade simples limitada para sociedade empresária limitada, ou seja, Cartório x Junta.
A minha dúvida é em relação ao preenchimento do DBE e do cadastro web, vou precisar alterar o endereço dos sócios, mas como a empresa vai ir para JUCESP eu preciso fazer a admissão dos sócios ou somente mencionar a alteração de endereço deles?
E no contrato social?

Andreia Oliveira

Andreia Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 10:18

Bom dia colegas!

Estou com problemas para realizar uma alteração de 206.2/Soc. Emp. Ltda para 213.5/Emp. Individual. Onde o sócio administrador vendeu suas cotas para o outro. 

Aqui, MG, há informações absurdamente confusas no próprio portal JUCEMG.

No passo-a-passo para efetuar a transformação de uma empresa Ltda em Individual, no ítem 6 (6º passo) manda:
“Selecionar o ato 002 – ALTERAÇÃO e o evento 046 – TRANSFORMAÇÃO.” Seguida de informação para não incluir evento de saída de sócio e no 8º passo diz para selecionar a opção de NÃO POSSUIR DBE. Porém o retorno em tela é - Obrigatório DEB para esse ato e indeferimento caso integre o DBE (que eu acabei fazendo) por questão de obrigar o evento de retirada de sócio no FCN e o que fica ser diferente do administrador(quem está se retirando) ... Absurdamente opostas as exigências!!!+

Em outro local no site JUCEMG, também, diz: "deve-se preencher a viabilidade como empresário -> IMPOSSÍVEL – Pois é necessário determinar um tipo de alteração e não aparece a transformação nessa fase. Mas tentei escolhendo alteração de razão social -  E no fim não aceita o nome do Empresário Individual ... Pois querem o nome do administrador (que está se retirando).
Alguém tem alguma dica? 
Como iniciar? Viabilidade? pois o integrador exige, mas o que utilizar?

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 14:19

Você deve ter achando alguns passo a passo antigo no site da JUCEMG, pra fazer transformação você tem que fazer a viabilidade como evento e depois o DBE e gera o FCN.

Hoje em dia tem opção de continua sendo LTDA com apenas 1 sócio, não seria mais vantajoso em vez de transforma a empresa em Empresário Individual?

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.