Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 410

TRANSFORMAÇÃO DE LIMITADA EM SOCIEDADE ANÔNIMA

LUCIANO CANDIDO DO NASCIMENTO

Luciano Candido do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2021 | 16:17

boa tarde meu nome é Luciano e trabalho em um escritório contábil em Cachoeirinha-RS, estou precisando de ajuda em um processo de transformação de uma sociedade limitada em sociedade anônima, é o primeiro caso deste tipo no nosso escritório, então não sei nem por onde começar. Também nunca fizemos a constituição de uma sociedade anônima, por isto fica ainda mais difícil.  O Advogado da empresa Limitada, disse que o estatuto de constituição da sociedade anônima ele irá redigir, mas preciso saber como fazer o processo da transformação, eu faço um processo de alteração na limitada com o código do ato 002 e evento 046?  é preciso alterar a razão social da limitada, ou pode usar a mesma e só tirar o limitada e acrescentar o S.A. ? como fazer o DBE?   alguém por favor teria um modelo de alteração de transformação deste tipo para me fornecer? é possível fazer todo o processo em um instrumento só?  peço por favor a ajuda de alguém, pois, estou sem saber nem por onde começar

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 07:34

Colega
Primeiro passo e dar uma leitura na legislação, pois a mesma foi atualizada, segundo e verificar em seus Livros de formação Acadêmica, mas ate mesmo o advogado poderá lhe ceder o modelo da Ata  a qual será a base legal, para a Transformação e a Constituição da nova Empresa em termos de  forma Jurídica.  Entenda ate então era Ltda., e se orientava pelo Contrato Social, a partir de agora, será uma S/A, e terá seu Norte, com Base nos Estatutos e nas ATAS,, que se seguiram. São muitos detalhes a serem observados, se sua formação nao e  de nível superior, provavelmente nao tem bagagem suficiente, aconselho a proceder como vc esta fazendo procurar, procurar e procurar entender , e para isso além de trocar ideias e melhor  enfiar a cara nos livros primeiramente, para ter embasamento, ate para entender as explicações que ira receber  e orientações, de forma a poder avaliar a qualidade das mesmas, entendeu.  Algumas perguntas são fáceis de responder, outras nem tanto somente se aprofundando realmente no assunto, e tem mais, existiram sequencias no funcionamento, logo e preciso estar por dentro de tudo mesmo.
Tipo nome pode continuar o mesmo só acrescentar S/A. Instrumento pode ser um só também, anexando o Estatuto. A parte operacional do DBE tem instruções no próprio sistema, boa sorte, e tenha certeza você começou corretamente, procure entender todo o mecanismo, e ate simples, so que tem que ser estudado, com cuidado,
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
LUCIANO CANDIDO DO NASCIMENTO

Luciano Candido do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 08:46

bom dia meu caro colega, agradeço profundamente por ter respondido, já me deu um norte. Você teria um modelo do instrumento de alteração/transformação para me passar? o Estatuto como eu havia falado, será elaborado pelo Advogado, mas o instrumento de alteração/transformação da LTDA eu terei que fazer, se tivesse um modelo para me basear, me ajudaria muito.

Desde já agradeço a atenção!!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 08:12

Prezado colega;
Onde estou nao tenho,, pois estou longe de minha base de trabalho, porem como ex-professor e ranzinza (chato lembra), lhe recomendo obter um livro cujo conteúdo trata do assunto, pois o instrumento , nao e complexo mas tem características próprias, e e bom seguir os mesmos corretamente, pois se nao atender as normas fixadas pela legislação das S/A, poderá cair em exigências na JUNTA e /ou RCPJ. , conforme o caso. Nao será um Distrato ,  pois a firma nao termina so se TRANSFORMA, dai o instrumento ser uma ATA DE TRANSFORMAÇAO DE LTDA PARA S/A.   Meu livro muito bom era da ATLAS, tinha esse modelo e outros, mas existem diversos livros, abordando o assunto, e como sei de antemão que você precisara dos outros modelos também, , sugiro ser esse o melhor caminho. Pois existirão     " N " situações em que vais precisar  elaborar ATAS, as mais diversas, além das Obrigatórias por lei. Boas pesquisas e aprendizagem, nao me queira mal, por dar uma puxadinha na orelha, levei muitas., so tenho a agradecer as mesmas. 
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 26 outubro 2021 | 06:51

Colega
O prazer foi totalmente meu, devido a sua demonstração de interesse, para um ex professor, nada da mais prazer, do que transmitir algo a quem quer receber realmente.  desculpe se nao   fui objetivo , porem estou certo que fui educativo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.