x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 1.119

Opção pelo Simples Nacional em 2022 Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado/DF: SP

Icaro Abdalla Christiano

Bronze DIVISÃO 4, Controlador(a)
há 3 semanas Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 12:32

Boa tarde!
Opção pelo Simples Nacional em 2022 São Paulo - SP.

Fiz um pedido de opção pelo simples nacional 2022 e apareceu a seguinte pendência:

Pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios

Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado/DF: SP

Se alguém tiver um solução ou orientação 

Desde já, agradeço.

Atenciosamente
Icaro
abs.

Rafael da Silva Conti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 08:55

Boa tarde.

também apresento o mesmo problema. Empresa com parcelamento ativo e com a certidão emitida. No entanto a pendência permanece, 
Estou em contato com o chat da Receita Federal, para tentar mais esclarecimentos.

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 semanas Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 15:32

Boa Tarde!

Estou com o mesmo problema, inclusive a empresa possui certidão, alguem sabe o que fazer?

agendei no posto fiscal, mas creio que seja erro no proprio sistema da Receita...

obrigada

Jaqueline

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 semana Segunda-Feira | 17 janeiro 2022 | 09:28

Bom dia!
Alguém sabe me dizer, se dentro do período de opção do simples nacional consigo cancelar e solicitar novamente?
A empresa ainda está com a solicitação em análise, e a pendência já foi solucionada, porém não muda o status.

Luana

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 1 semana Sexta-Feira | 21 janeiro 2022 | 13:01

Boa Tarde, 

Jaqueline, fiz o teste de cancelar e solicitar uma nova opção pelo simples nacional duas vezes, então pode ser feita, exceto nesses casos, segundo essa matéria https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/iniciado-o-periodo-de-opcao-pelo-simples-nacional-em-2022#:~:text=durante%20o%20per%c3%adodo%20da%20op%c3%a7%c3%a3o,n%c3%a3o%20precisa%20fazer%20nova%20op%c3%a7%c3%a3o. Porém, no meu caso, mesmo tudo estando regularizado, a mesma pendencia continuou, que é a mesma comentada nos comentários anteriores.

"A verificação é feita pela Receita Federal, estados, DF e municípios, em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências cadastrais e/ou fiscais, inclusive débitos. Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação pelo Simples Nacional, salvo se o pedido já houver sido aprovado. O cancelamento não é permitido para empresas em início de atividade".

Luiz Carlos Falcone

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 18 horas Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 10:14

Nesse proprio site, eles fizeram uma consulta com a fazenda e disseram que mesmo quem esta no simples tinha que entregar as GIAS de 2021, para evitar fraudes etc.. " eu entreguei" sem debito e credito, n mudou nada, entreguei ontem a noite!! é aguardar!!

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.