x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 3.880

Desenquadramento do MEI na JUCESP - Certidão Simplificada

Matheus S

Matheus s

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2022 | 20:54

Este ano tive que realizar o desenquadramento do MEI por motivo obrigatório.

Solicitei a um contador para realizar o procedimento de desenquadramento na Junta Comercial de SP.

Agora preciso renovar o meu certificado, mas não consigo pois não tenho o requerimento de empresário ou certidão simplificada.

Acontece que o contador me informou que em alguns dias os dados são atualizados na junta informando o desenquadramento, e é liberada a certidão simplificada.

Já fazem 2 dias que o processo encontra-se "DEFERIDO" e agora consta no "PROTOCOLO DE SAIDA".

Minha dúvida é se realmente ele está correto. 

Quando feito somente o processo de desenquadramento, sem ter aberto outro protocolo solicitando a alteração de natureza jurídica e razão social. Algum dado será atualizado, sendo possível emitir a certidão simplificada?

Até agora não foi liberada a certidão simplificada e nenhum dado atualizado na ficha cadastral da Jucesp.

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 13:23

Matheus, boa tarde.

Realmente a JUCESP tem demorado um pouco para atualizar os dados quando o MEI desenquadra.

Trabalho com validação de certificado e para que você consiga, com a solicitação de desenquadramento na JUCESP e a consulta do Simples Nacional você consegue fazer o certificado.

Espero que tenha ajudado.

LUCIANA BERARDINELI

Luciana Berardineli

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 14:36

Pessoal,  
Tenho um cliente que foi MEI até 31/12/2021, fiz o desenquadramento no Site da Receita,  e já está inclusive recolhendo e entregando as obrigações acessórias já como Me normal, a questão é que o desenquadramento FORMAL na JUCESP ainda não foi feito, e o cliente parece não ter interesse em fazer , pagar os custos, etc...

Gostaria de saber se sabem quais implicações pode levar a não formalização do processo na Jucesp, uma vez que quanto a questão fiscal já está sendo tratada como empresa Me? Alguém já passou por isso? demorou pra fazer e se quando foi fazer deu algum problema?

Grata pela ajuda.

ELIUDE VINICIOS SILVA

Eliude Vinicios Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Compras
há 2 anos Sexta-Feira | 3 março 2023 | 10:20

Olá,

Realizei a solicitação de desenquadramento no portal do empreendedor em 17/02/2023, fiz a DBE de baixa, e ao tentar finalizar o processo de baixa na JUCESP aparece que o NIRE ainda está como MEI.

Em contato com a junta comercial (hoje 03/03/2022) disseram que esse processo de "formulário capa marrom, não existe mais, e que devo aguardar o portal do empreendedor comunicar a Junta do desenquadramento.

Alguém conseguiu fazer esse processo de baixa sem usar esse processo do formulário capa marrom? 

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 11:58

Bom dia.
Sou de Porto Alegre e preciso fazer o Desenquadramento de um MEI de um amigo de Jacareí/SP.

Gostaria de algumas orientações, se possível.
1° passo - devo fazer o desenquadramento diretamente no Portal do Empreendedor;
2° passo - Na Jucesp o procedimento para o desenquadramento é protocolar a documentação presencialmente ou online? Isso não ficou claro para mim, se ainda deve ser por aquele formulário capa marrom;
3° passo - Após a Jucesp aceitar o desenquadramento, deve abrir novo processo para transformar a empresa em ME?

Caso possam me auxiliar, agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade