x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 704

SIMPLES NACIONAL INDEFERIDO - PENDÊNCIA MUNICIPAL

Larissa Rafael

Larissa Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 10:38

Pessoal, bom dia tudo bem? Podem me ajudar? Um cliente, tem sua empresa em um local alugado, então entrou com a solicitação no simples nacional e foi recusado por pendências com a prefeitura, ao verificar,vi que é por causa do IPTU desse imóvel (tem mais de 20K em dívida ativa) Então dei a opção de entrar para o lucro presumido e parcelar o débito e ano que vem tentar o simples. Porém procurei na internet e tbm achei a opção de mudar o endereço da empresa, isso não é certo né?

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 11:36

Bom dia,

Tem que ver se a empresa é registrada na junta comercial ou no cartorio de pessoa juridica para fazer a mudança de endereço, se parcela os debitos e paga pelo menos a primeira parcela já deve consegui volta para o simples nacional.

Lembrando que o prazo é até dia 31/01/2022 e talvez vai ser prorrogado, mais como não é certeza ainda, seria melhor tenta resolver tudo esse mes.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 12:12

Larissa,
Se a empresa que não conseguiu optar é locatária do imóvel, não há relação com o IPTU, pois o cadastro imobiliário está em nome do locador (proprietário). Tem certeza que a pendência é essa? Não se trata de falta do alvará municipal/cadastro mobiliário?

Kayque

Kayque

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 15:15

Conforme dito pelo João, é melhor verificar se de fato o indeferimento é em função do IPTU, pois o enquadramento do Simples Nacional é feito a partir da análise da RFB dos débitos federais, municipais e estaduais que estão inscritos no CNPJ, e não em função de imóveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.