x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 151

Vitor Gabriel

Vitor Gabriel

Iniciante DIVISÃO 4, Doceiro(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 abril 2022 | 21:51

Tenho um CNPJ que não movimentava a anos estava inativo e acabou sendo considerado inapto. Eu queria voltar a usar essa empresa. Nessa condição posso realizar atividades com o CNPJ assim ou é necessário resolver ? Ou seja, estou impedido de funcionar ?  

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sábado | 16 abril 2022 | 08:02

Vitor Gabriel, bom dia.

Sim, se o seu CNPJ está com a situação INAPTO, quer dizer que ele está irregular para realizar operações, seja ela de compra ou de venda.

A INPATIDÃO se deu porque, apesar de inativa (ou seja, sem usar o CNPJ), para que a situação do CNPJ permaneça regular, se faz necessário a manutenção deste, entregando algumas declarações acessórias necessárias para qualquer empresa, mesmo as "paradas".

Para resolver isso, procure um contador de sua confiança, para que este possa verificar quais as pendências apontadas, regulariza-las e retornar o CNPJ para a situação de ATIVO.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Renata

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 20:57

Prezados,
 
     Recebi um cliente com CNPJ inapto,... No EDITAL publicado em 17/10/18, a inaptidão se deu por omissão de entrega de declarações DCTF de:
DCTF MENSAL 2013 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DCTF MENSAL 2014 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DCTF MENSAL 2015 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DCTF MENSAL 2016 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DCTF MENSAL 2017 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DCTF MENSAL 2018 JAN FEV MAR ABR MAI JUN

    Ocorre que estou tentando encontrar uma forma de entregar as DSPJ ref. ao Ano calendário 2013, 2014 e 2015, e não estou conseguindo resolver. Lembro que era feito de forma online, porém, consultando na RFB é informado um link que direciona para a página principal da RFB, mas sem opção de entrega de DSPJ de nenhum ano. Será que não existe mais?

    Alguém pode ajudar? Em caso de não existir mesmo, pensei em fazer da seguinte forma:

DCTF 2013 e 2014 - Enviar a competência de dezembro de cada uma, marcando os meses de jan a dez como "ausência de débitos a declarar";
DCTF 2015 - Não aparece a opção de marcar os meses sem movimento... Não decidi como resolver ainda;
DCTF 2016 a 2022 - Enviar a competência de janeiro, informando inatividade no mês da declaração.
     
     Se tiverem alguma sugestão a dar, ficarei grata.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 10:33

Renata,

Também estou com um caso igualmente a esse, na verdade o cliente procurou pra fazer o registro de uma nova empresa, porem ele tinha essa empesa inapta tando no estado como a receita federal, no estado ja esta quase zerado as pendencias.

Estou com o mesmo probleminha da Renata:

DCTF 2013 e 2014 - Enviar a competência de dezembro de cada uma, marcando os meses de jan a dez como "ausência de débitos a declarar";
DCTF 2015 - Não aparece a opção de marcar os meses sem movimento... Não decidi como resolver ainda;
DCTF 2016 a 2022 - Enviar a competência de janeiro, informando inatividade no mês da declaração.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.