x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 560

NOTA FISCAL DENEGADA

FABIO ROBERTO DE OLIVEIRA

Fabio Roberto de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 16:58

Boa tarde!!

Estou com um cliente que a nota fiscal está dando denegada do estado de São Paulo, nós fizemos uma alteração de MEI para Simples Nacional no mês 07/2022. Já consultei SEFAZ, ECAC, Município e a empresa está regular em todos esses âmbitos, já fui presencialmente na SEFAZ e consta tudo correto, sem impedimentos, alguém já passou por isso? Será que deixei de fazer alguma coisa? Alguém pode me ajudar?  

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 17:06

Fabio Roberto de Oliveira, boa tarde.

O cliente é o emitente da nota? Já tentou verificar a situação da pessoa que está do outro lado da nota?

Pois a Nota Denegada acontece quando a algum problema cadastral, seja do remetente ou do destinatário.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Marcia Andrade

Marcia Andrade

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 17:09

O que é uma nota fiscal denegada?O processo começa no preenchimento de uma nota fiscal, de qualquer tipo que seja.Para que ela tenha valor perante a Secretária da Fazenda do Estado precisa ser autorizada pelo mesmo órgão.Quando a SEFAZ identifica uma irregularidade fiscal por parte do emitente ou destinatário da nota ela é denegada.A notificação sobre a denegação só chega quando a nota já está registrada na Secretaria, por isso não existe a possibilidade de reversão, nem de reutilização.Nesse caso, não pode haver alteração na nota fiscal. Ela fica inválida e não pode ser faturada, pois não foi autorizada pelo governo.Apesar de invalidada, a nota deve ser registrada e guardada pelo prazo fiscal, ou seja, cinco anos mais o ano vigente.Quais irregularidades podem causar a denegação?É sempre bom lembrar que estamos tratando de legislações estaduais.Então, para evitar qualquer tipo de dúvida, é importante consultar a SEFAZ Estadual, tanto de quem vai receber ou emitir a nota, já que a denegação acontece independentemente da operação ser intra ou interestadual.Tendo dito isso, algumas irregularidades são consideradas comuns a todos os estados, tanto para emissor quanto para destinatário, como por exemplo:Inscrição Estadual suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixaCadastro desatualizadoNão pagamento de impostosTentativa de usar o mesmo número da nota fiscal que já foi denegadaO destinatário não está autorizado a prestar serviço na UFPara saber em qual ponta está o problema fique atento à notificação. Ela indica se ele está no emissor, no destinatário ou em relação à numeração da nota.O que fazer em caso de nota fiscal denegada?Para resolver o problema é preciso que o lado que está irregular perante o Fisco entre em contato com o SEFAZ para regularizar a situação.Após esse procedimento é preciso enviar uma nota fiscal autorizada relativa ao serviço ou mercadoria recebida.Qual a diferença entre nota fiscal denegada e rejeitada?Um erro comum é confundir uma nota fiscal denegada com uma nota fiscal rejeitada.A diferença é que uma nota que foi somente rejeitada pode ser corrigida e reenviada, já que não foi registrada na base da SEFAZ.Ela pode ser rejeitada por motivos diferentes da denegação, por exemplo:Erro no cadastro do destinatárioErro no cálculo da tributaçãoErro na descrição do produto ou serviçoDessa forma, quando a nota só é rejeitada é possível usar a mesma numeração.

Marcia Andrade
Alessandro Grilli

Alessandro Grilli

Iniciante DIVISÃO 2 , Enfermeiro(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2024 | 20:27

Bom dia eu teve um problema. a minha esposa tem MEI como confeiteira e vendeu ovos de Pascoa para uma empresa por 330 RS,emitiu a nota fiscal,mas foi denegada por causa do destinatario que tem a IE suspensa. Agora o destinatario è um primo da minha esposa e ele falou que para ele podemos devolver o dinheiro e ele pagaria como pessoa fisica. A minha duvida è se se pode devolver o dinheiro sem fazer nada,tambem porque acho que nao da para fazer uma nota de devoluçao,ja que aquela de venda foi denegada. Sabe algumas noticia referido a essa questao? Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade