x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 13.936

CNAE - Equiparada a indústria

Manoel Gonçalves Filho

Manoel Gonçalves Filho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 junho 2010 | 11:03

Olá a todos, estou com o seguinte caso:

Tenho um cliente que comercializa implementos agricolas e para poder colocar a sua marca neles vai comprar a matéria-prima e terceirizar a industrialização.

Atualmente ele tem atividade de comércio de implementos agrícolas e sei que com esta nova operação ele vai ser equiparado a indústria, então a minha questão é:

Por ele ser equiparado a indústria vou ter que fazer uma alteração contratual incluindo o CNAE "FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS E IMPLEMENTOS PARA AGRICULTURA, N.E." ou posso continuar como esta?

Desde já agradeço.

Manoel
LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 10:59

Bom dia Joseane,

A partir do momento em que essa empresa passa a comprar a matéria-prima para determinado fim, entende-se que ela passará a fabricar esse tipo de peça.
Porque, como se explicaria a compra de matérias-primas de determinados produtos, se essa mesma matéria-prima não será vendida e sim transformada.
Creio que deverá sim, proceder em alteração contratual, ou que essa matéria-prima não seja comprada em nome da empresa, aí sim, vc poderá apenas comprar o produto já pronto e revendê-lo normalmente.
Espero ter ajudado dentro das normas legais, pois neste caso, especificamente, ja passa a ter relação com legislação estadual, ok,
Abraços
Leandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.