x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 704

BAIXA DE EMPRESA MEI QUE ULTRAPASSOU LIMITE DE 20%

Fernando Maranhão Alves Filho

Fernando Maranhão Alves Filho

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 23:14

Boa noite,

Uma empresa MEI ultrapassou os 20% sobre o limite do anual do MEI, segundo a orientação, deverá ser solicitado o desenquadramento imediato da empresa até o mês subsequente ao mês em que o limite foi estourado e deverá retroagir a janeiro de 2022 para calcular os impostos como ME com a incidência de juros e multa.

Levando em consideração que a empresa estourou esse limite em novembro de 2022 e que o dono da empresa não queira retroagir a janeiro para pagar os débitos é possível dar baixa na empresa sem desenquadrar?

se não for possível, pode desenquadrar e depois baixar?

se sim, os débitos irão para o CPF do sócio ou não são devidos uma vez que a empresa está baixada?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 23 dezembro 2022 | 18:04

Pode até tentar baixar ou desenquadrar e baixar. Mas, de qualquer forma, os débitos devidos, após a baixa, serão de responsabilidade do "sócio".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade