Caro Marcos André- voce precisa conversar com seu amigo e ver qual a receita mensal dele neste ramo. Por exemplo, num mes através de um controle (caderno) ele ganhou 3.500, no outro 3000, 2.500, 4000, ...etc.
Nao quer dizer que deixou de ser enquadrado como microempreendedor.
Se notar que a receita dele ultrapassa todo mes mais de 3.000, não é recomendado este caminho na abertura ok?
No portal voce verá um modelo de relatorio que é preenchido todo mes apos o MEI aberto e ai voce terá - prestação de serviço, comercio,
industria. É por este relatorio que veremos se está ultrapassando.
No ano daria 36.000,00 e quer dizer que num mes pode faturar mais, no outro caiu abaixo de 3.000, e assim voce notará se enquadra ou não no tal perfil. Se ele verificar na Prefeitura , vigiancia sanitária etcc.. que pode ter tal comercio naquele local e se enquadrar o faturamento como exposto acima, ele poderá abrir como MEI, dentro do CNAE adequado. Sobre o Banco, pedirão que preencha alguns cadastros, copia do certificado de abertura e, num deles, pedirá o faturamento atual e um de estimativa para os futuros meses. (estimado). O banco dará um limite de crédito/cadastro e exporá as linhas melhores prá ele, examinando a tal ficha cadastral.
veja no portal os bancos convenentes, o manual explicativo sobre a questão de ultrapassar o limite de 36.000, por ano etc. etc. Terá que ter um acompanhamento pois se ultrapassar pagará o imposto devido ok?
Você não fica limitado, bom mesmo é se ultrapassar e isso é sinal de crescimento nas vendas e aí é bom ter o auxilio de um contador para não deixar o tempo passar e depois assustar com o imposto taxado retroativamente a um determinado mes, conforme o manual citado.Lembre-se que poderá ter apenas 1 empregado ok? O espírito do negocio é que todos cresçam mas legalizados e amparados pelo INss.Espero ter esclarecido um pouco. recomendações e sucesso