x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 171

Empresa Inativa

Nádia

Nádia

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 27 abril 2023 | 15:12

Boa tarde pessoal!
Estou precisando de uma ajuda
Não tenho experiência com empresas..
Um amigo tem uma empresa que criou no ano de 2019, nunca fez movimentações, nunca emitiu notas, nada....
Ele conseguiu comprar 02 caminhões financiados no nome dessa empresa através de um faturamento forjado que o contador emitiu. Hoje ele ainda paga financiamento desses veículos.
Ele quer fechar a empresa e me perguntou se é possível.

Como não entendo, gostaria de ajuda de vocês. Se puderem me  ajudar

Abraços

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 1 ano Terça-Feira | 2 maio 2023 | 19:07

Nádia,

Há de se considerar alguns fatores, antes de lhe responder:
1) O seu amigo abriu a empresa, mas, nunca a movimentou.
    E, a empresa estava enquadrada em qual regime (simples nacional, presumido)?
2) Tendo conseguido adquirir os veículos, nada tem de relevante.
3) Pode baixar a empresa, tranquilamente. 
Detalhe importante: Os veículos estão em nome da empresa? Em caso positivo, será necessário efetuar a transferência dos mesmos para o sócio PF e, depois, efetuar a baixa. Porque ele vai precisar do CNPJ e do contrato social.
Outra coisa a considerar: o valor da transferência terá uma parte tributada (Pro-Labore) e outra como Distribuição de Lucros.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade