Igor Passos
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados, bom dia!
Estou desempregado há um ano (sou bacharel desde 2020 e tenho CRC ativo) estudando para concurso, e meu amigo apareceu com uma oportunidade de fazer a contabilidade da empresa dele, de maneira autônoma, mas há algumas questões inerentes à essa empresa:
Necessidade de ser feito desenquadramento do SIMEI por atividade e por faturamento muito acima do limite de 20%, mudança de endereço para outra cidade dentro do estado.
Primeiramente, vi que sua empresa está sem pagar o DAS desde 2021, ficou largada por um tempo. Fiz a apuração dos DAS de 2021, e fiz a declaração de 2021, e foi gerado o DARF de atraso na declaração. Em 2021 ele ainda não havia estourado o teto do MEI.
Agora vem a parte mais complicada: Em 2022, o teto foi ultrapassado ainda em maio, até o fim do ano o faturamento estava na casa dos 300.000,00.
Ele presta serviços como Dev., passou a prestar serviços para o exterior e apenas gerava os invoices. Como sabemos, o CNAE 6203-1/00 não entra nos serviços do MEI, e para emitir as notas para o exterior, não é possível emitir com o CNAE atual dele (951180000 - REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E DE EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS).
E por fim, ele mudou de cidade no ano passado. Mas a empresa está registrada com o endereço da casa de seus avós, então ainda há a possibilidade de manter até o final da regularização lá.
Ele pretende regularizar a situação da empresa, não recebeu nenhum comunicado da RFB ainda, e quero começar a resolver isso antes que aconteça.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Para pedido do desenquadramento retroativo, eu devo fazer por atividade, para poder emitir as notas retroativamente no site da prefeitura onde a empresa dele está atualmente estabelecida com o CNAE correto?
Ou faço o desenquadramento retroativo pelo faturamento superior e depois entro com a mudança do CNAE?
Depois de feito todo esse processo posso fazer por último a mudança de endereço?
Não tive ainda a oportunidade de atuar na área, nem com os tramites legais de empresas, pois atuava como analista em empresas já consolidadas.
Poderiam me aconselhar?
Obrigado pela atenção!