Aislan de Faria Thieri
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Bom dia...
Estou no ultimo ano de Direito e atualmente faço estágio em um escritório de contabilidade, sou responsável pela parte tributária e empresarial das empresas. Bem... estou com um dúvida e vou explicar o caso para voces:
Tenho que encerrar uma empresa X que está inativa a uns 7 anos. Comecei verificando sua situação cadastral perante os órgãos federais, estaduas e municipais até aí tudo bem. Quando solicitei a Certidão Simplificada perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo verifiquei que os titulares e sócios da empresa para a Junta ainda são os antigos sócios da empresa e que as tres últimas alterações cadastrais da empresa estavam em processo de cadastramento desde 1995 e seriam justamente estas alterações que mudariam os sócios da empresa.
Para exemplificar imaginemos que em 1994 os sócios eram A, B e C, e em 1995 houve tres alterações que A. B e C deixam a sociedade passando para D, E e F, e essas tres alterações ainda (desde 1995) não foram registradas pela Junta.
o que eu fiz peguei as respectivas alterações fui até a junta no setor de DRC (Diretoria de Registro e Comercio) e pedi a atualização do cadastro. Bem... eis que tres meses depois veio o despacho do fiscal da Junta: "Mostrar em qual alteração contratual a pessoa Jurídica W retirasse da sociedade". Bem imeginem minha cara de ué?. Voltei para o escritório, peguei todas as alterações contratuais e verifiquei que na constituição da empresa além dos sócio A, B e C tinha também a pessoa jurídica W e que des da primeira alteração contratual (feita em 1992) a mesma não aparece mais como sócia, ou seja, a pessoa que fez as alteraçõs simplesmente excluiu a sócia W da empresa, não houve saída, nada....
Galera, não sei se ficou confusa a situação... Mas se voces puderem me ajudar agradeço muito...
Atenciosamente
Aislan