x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 18.388

ALTERAÇÃO DE PORTE - ME PARA EPP

Tifany Sampaio

Tifany Sampaio

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 11:37

Colegas, boa tarde!

Sou nova no mercado, estou com um cliente ultrapassou o limite de ME e preciso altera-lo para EPP, mas não sei como proceder, como solicito essa alteração de microempresa para empresa de pequeno porte?

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 14:44

Tifany Sampaio, boa tarde

Você deve fazer o desenquadramento no portal no microempreendedor.
Deve ficar atenta em observador qual foi o percentual que ultrapassou o limite.
Se foi acima de 20% do limite, terá que retroagir em 01/2023 e refazer os cálculos somo simples Nacional.
Se foi ate o limite de 20%, o efeito da exclusão será em 01/01/2024, ou fazer a exclusão com algum ato em que o efeito seja de imediato. EX: Atividade vedada, entrada de algum sócia etc.

Kenny Guiráo

Kenny Guiráo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 1 ano Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 11:49

Tifane, se você tiver o certificado da empresa você solicita pelo coleta web mudando de ME para EPP, provavelmente ele seja deferido sem enviar documento.

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 12:00

Olá Tifany Sampaio.

Seria alteração de ME para EPP né isso? Não um desequadramento de MEI, que tambem é uma forma de alterar de ME para EPP.

Então com base nisso segue alguns passos que podem ajudar:

1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de alteração, certifique-se de que sua empresa atende aos requisitos necessários para ser considerada uma EPP. Geralmente, as EPPs têm um faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00, mas esses valores podem variar ao longo do tempo e de acordo com a legislação vigente.