x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 18.388

ALTERAÇÃO DE PORTE - ME PARA EPP

Tifany Sampaio

Tifany Sampaio

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 11:37

Colegas, boa tarde!

Sou nova no mercado, estou com um cliente ultrapassou o limite de ME e preciso altera-lo para EPP, mas não sei como proceder, como solicito essa alteração de microempresa para empresa de pequeno porte?

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 14:44

Tifany Sampaio, boa tarde

Você deve fazer o desenquadramento no portal no microempreendedor.
Deve ficar atenta em observador qual foi o percentual que ultrapassou o limite.
Se foi acima de 20% do limite, terá que retroagir em 01/2023 e refazer os cálculos somo simples Nacional.
Se foi ate o limite de 20%, o efeito da exclusão será em 01/01/2024, ou fazer a exclusão com algum ato em que o efeito seja de imediato. EX: Atividade vedada, entrada de algum sócia etc.

Kenny Guiráo

Kenny Guiráo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 1 ano Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 11:49

Tifane, se você tiver o certificado da empresa você solicita pelo coleta web mudando de ME para EPP, provavelmente ele seja deferido sem enviar documento.

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 12:00

Olá Tifany Sampaio.

Seria alteração de ME para EPP né isso? Não um desequadramento de MEI, que tambem é uma forma de alterar de ME para EPP.

Então com base nisso segue alguns passos que podem ajudar:

1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de alteração, certifique-se de que sua empresa atende aos requisitos necessários para ser considerada uma EPP. Geralmente, as EPPs têm um faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00, mas esses valores podem variar ao longo do tempo e de acordo com a legislação vigente.
2. Regularize sua Situação Fiscal: Certifique-se de que sua empresa esteja com todas as obrigações fiscais e tributárias em dia. Qualquer pendência ou dívida com órgãos fiscais deve ser regularizada.
3. Solicite a Alteração no CNPJ: A alteração do enquadramento de ME para EPP é feita por meio de um pedido de alteração no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Você pode solicitar essa alteração por meio do sistema de Registro e Legalização de Empresas (REDESIM), que é um sistema integrado de registro e legalização de empresas. Você precisará acessar o sistema e seguir as etapas específicas para a alteração do enquadramento.
4. Aguarde a Aprovação: Após enviar a solicitação, você precisará aguardar a aprovação dos órgãos competentes, como a Receita Federal e a Junta Comercial. Esse processo pode levar algum tempo, então esteja preparado para aguardar.
5. Atualize suas Obrigações Acessórias: Com a aprovação da alteração, você deve atualizar todas as obrigações acessórias relacionadas ao novo enquadramento, como as declarações de impostos.

GNK Paralegal

Gnk Paralegal

Bronze DIVISÃO 3 , Diretor(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 15:18

Olá Tifany 

Eu posso ajudar

Você precisa acessar o site https://vreredesim.sp.gov.br/home 

1 - Preencher o cadastro digital realizando o reenquadramento de ME para EPP

2- Transmitir um DBE com o evento 222.

Depois basta protocolar a documentação na JUCESP e aguardar o retorno do órgão.

Qualquer dúvida estou a disposição!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade