x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 79

CNPJ de MEI sofre discriminação?

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 21 semanas Sexta-Feira | 29 setembro 2023 | 12:22

Falou Marcos.

A discriminação ou preferência por empresas registradas como MEI (Microempreendedor Individual) em comparação com empresas de outras modalidades, como SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), pode variar de acordo com a situação e com a percepção das pessoas ou empresas envolvidas.
Geralmente, não deveria haver discriminação com base na modalidade do CNPJ, pois todas as empresas registradas legalmente têm obrigações e direitos garantidos.
No entanto, algumas empresas ou pessoas podem ter uma preferência por fazer negócios com empresas registradas como Ltda ou outras modalidades, é bom analisar as diferenças entre elas devido a percepções sobre tamanho, estabilidade ou credibilidade.
Por outro lado, as empresas MEI são, por definição, de menor porte e têm limitações de faturamento, o que pode afetar sua capacidade de atender a certas demandas de negócios.
Em relação à emissão de notas fiscais, todas as empresas, independentemente da modalidade do CNPJ, devem cumprir as obrigações fiscais e emitir notas fiscais de acordo com as normas estabelecidas pela legislação. A nota fiscal deve conter as informações necessárias para a transação comercial e a identificação da empresa emitente.
Em resumo, embora possa haver percepções diferentes em relação a empresas com diferentes modalidades de CNPJ, a discriminação não é apropriada nem legal. Todas as empresas registradas legalmente têm direitos e obrigações que devem ser respeitados. A escolha da modalidade do CNPJ deve ser baseada nas necessidades e objetivos do negócio, e as empresas devem competir de maneira justa no mercado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.