x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 27

acessos 15.212

Transformação de Empresário em LTDA na Receita Fed

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 13:50

Boa tarde Srs;

Estou procedendo uma Transformação de Empresário em Sociedade Ltda.
O andamento na JUCESP já está sendo dado,mas gostaria de saber como vou proceder pra fazer a Transformação na Receita Federal,Estado e Prefeitura??Não tenho nem idéia de como fazer isso,se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.
Ah,empresa é de S.P-capital...

Att.

Danilo.

Alberlan Matos

Alberlan Matos

Prata DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 08:20

Danilo,

Quando a Jucesp liberar o Contrato, você deve fazer o seguinte:

NA RECEITA FEDERAL
1) Baixar um programa chamado CNPJ no site da Receita;
2) Preencher com os dados das alterações, gravar para transmissão e enviar via Internet;
3) Imprima tudo, principalmente o recibo
4) Depois de alguns minutos acesse: Consulta de Situação de Pedido no site da Receita e informe o numero do recibo;
5) Atraves dessa consulta a Receita irá informar sobre o andamento do seu pedido de alteração e quando for deferido, vai liberar um documento chamado DBE onde o administrador ou procurador da empresa precisará assinar e reconhecer firma;
6) Feito o passo 5, junte os documentos necessários (será informado na hora também) e envie via Sedex ou pessoalmente ao endereço da Receita também informado na consulta.
7) Concluido o passo 6, consulte periodicamente no mesmo endereço o andamento do processo. Quando tiver concluido já vai liberar o CNPJ alterado.

NA SEFAZ
8) Normalmente, quando altera na Receita há um sincronismo com a Sefaz e você pode conferir no site da Sefaz (Isso se a empresa tiver inscrição estadual)

NA PREFEITURA
9) Assim que alterar na Receita, você pode entrar no site da prefeitura/ CCM/Alteração de Cadastro e dar andamento no processo. Você vai preencher um documento On-line, imprimir, assinar e levar até a prefeitura para alteração.

Boa sorte

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 09:54

Bom dia Alberlan;

Então,estes passos que vc me indicou eu os conheço,mas gostaria de saber a forma como preencho o PGD(CNPJ).Qual código devo colocar?Seria como alteração ou iscrição?Preencho com o nº do contrato transformado?

Muito obrigado.

Att.

Danilo

ANTONIO CESAR MARTINS ANTUNES

Antonio Cesar Martins Antunes

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 24 julho 2010 | 10:19

Olá pessoal.

A minha dúvida é a seguinte:

Um cliente quer se inscrever com MEI, na área de pizzaria.

Andei verificando , e a atividade similar é a de pizzaiolo.

Eles já tem a estrutura montada, inclusive entregam pizzas a domicilio.

Posso inscrevê-lo no programa MEI, ou seria mais interessante abrir uma firma individual na atividade "pizzaria"?

Obrigado

Alberlan Matos

Alberlan Matos

há 14 anos Domingo | 25 julho 2010 | 09:55

Danilo,

Você deverá preencher como uma "Alteração" e selecionar TODOS os eventos que foram alterados no Contrato Transformador.

Por exemplo, quando você selecionar o evento 225 - Alteração de natureza juridica, obrigatoriamente você terá que informar o novo tipo juridico, que será "206-3 SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA" e assim sucessivamente.

Se essa empresa foi transformada de Cartório para Jucesp, ela agora terá o NIRE e não mais Registro do Cartório. Sendo assim, você deve informar o NIRE normalmente.

Vá em frente e se atente para informar tudo o que foi alterado no Contrato, por que isso a Receita vai cruzar com certeza.

Boa sorte e espero ter ajudado melhor agora.

Alberlan Matos

Alberlan Matos

há 14 anos Domingo | 25 julho 2010 | 10:01

Antonio,

Essa questão vai depender muito da receita que a pizzaria possa alcançar no desempenho de suas atividades, por que como MEI não pode passar de 3.000,00 por mes como você sabe, porém tem a vantagem de ter uma carga tributária muito menor e não necessitar também de uma contabilidade formal, por que tudo é muito simplificado, bastando guardar direitinho os comprovantes. Por outro lado, não poderá ter mais que um empregado.

Como você informa que já tem uma estrutura e até entregam pizza a domicilio, deve ter mais de 1 empregado e ai seria melhor mesmo já abrir uma empresa. Só deixe claro para o seu cliente as diferenças entre MEI e Empresa, ok?

Um abraço e bons negocios!

Douglas Sousa

Douglas Sousa

há 14 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 17:24

Boa Tarde Srs.

Estou tentanto fazer a transformação de empresário para Sociedade Ltda, de Uma empresa SEM INSCRIÇÃO ESTADUAL (Prestadora de Serviços "Lanternagem") , mas quando preencho o Cadastro Sincronizado, a RFB, envia erroneamente para a Sefaz (Secretaria de Fazenda de Minas Gerais). E a Sefaz retorna, afirmando que a empresa não possui inscrição estadual, e para inscrever deve acrescer na alteração o ato específico. Porem a empresa não tem interesse em se inscrever na Sefaz e muito menos preenchi algum ato que fizesse com que a RFB, enviasse para ela. Gostaria de saber se este erro ocorreu com algum colega, e o procedimento adotado.

Att. Douglas

Alberlan Matos

Alberlan Matos

há 14 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 17:42

Douglas,

Tive um problema parecido ao fazer uma alteração de comercio para serviços onde a inscrição deve ser baixada e insistentemente o sistema pede a senha on line que não tenho. Só estou conseguindo resolver após ir até o Posto Fiscal e gerar a senha.

Se possivel, não perca tempo e faça o mesmo.

Acredito que deva ter um erro no sistema que está pedindo senha para tudo..

Boa sorte

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 22:54

Boa noite a todos os colegas, estou precisando de uma ajuda, por favor:

A Receita Federal do Brasil através da elaboração do Programa Gerador de Documentos do CNPJ - (PGD CNPJ) permiti a transformação (alteração) da natureza jurídica de:

De: 401-4 = Empresa Individual Imobiliária.
Para: 213-5 = Empresário (individual)

Como também,

De: 401-4 = Empresa Individual Imobiliária.
Para: 206-2 = Sociedade Empresarial Limitida

Obrigado a todos,
Marcos

Flávio Henrique Agostinho

Flávio Henrique Agostinho

há 14 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 13:58

Boa tarde.....
Preciso fazer uma transformação de empresario para sociedade, alguem teria um modelo de contrato para me enviar.
Posso manter o mesmo nome ou terei que alterar??
Agradeço a atenção.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 22:51

Flavio,

Em relaçao ao nome empresarial, nao tem como manter o do Empresario, na sociedade, pois ninguem e, sozinho, uma. O novo nome podera manter uma certa semelhanca com o antigo, se vc acrescentar à ele a expressao "...e Cia Ltda", pr exemplo: Nome do Empresario, "Fulano de Tal"; nome da sociedade, "Fulano de Tal e Cia Ltda.
E uma ideia.

Recomendações

Fabiana Meirelles Firmino

Fabiana Meirelles Firmino

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 12:03

Olá boa tarde, estou fazendo o CNPJ (PGD) de uma transformação de Sociedade Ltda para Empresário, já fiz uma vez alterando o nome empresarial e natureza jurídica, porém a RFB indeferiu dizendo que não pode ser alterada a natureza juridica, alguém sabe qual é o rocedimento, ou o evento que deve ser colocado nesses casos.
Grata

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 13 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 16:38

Olá, boa tarde!
Por mais que o capital social seja o mesmo para o empresário individual, será necessário utilizar o evento 247 (alteração de capital social) e fazer a exclusão do sócio retirante clicando na opção QSA (quadro desócios e administradores). Caso o representante pelo cnpj for o sócio retirante, escolha o vento 230(alteração da pessoa física responsável pelo cnpj) para obter o nome correto no DBE. ok?

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Tathiana Oliveira

Tathiana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:40

Pessoal, estou com grande dificuldades para fazer a transformação de empresário para sociedade na jucesp.
Já tive duas exigências. E já não sei mais como proceder.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Tathiana Oliveira
Roneide Camara

Roneide Camara

Iniciante DIVISÃO 4 , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:15

Pessoal, estou acessando pela primeira vez, então peço que me ajudem, obrigada.

Minha duvida é o seguinte:

Já estou com o processo registrado na JUCEA(AM), mas falta RFB vi que no CNPJ o DBE não saiu devido ter incluido um socio mas o mesmo não consta na RFB.

O que faço se quando envio o DBE não aprova?

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:41

Roneide Camara

Bom dia, se vc ta transformando uma empresa individual em sociedade, no qsa vc tem que colocar os 2 sócios como entrada na empresa, msmo o sócio que ja fazia parte da empresa como empresario,

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:46

Boa Noite a todos!

Aproveitando esse tópico a minha dúvida é a seguinte: Ao preencher o CNPJ na RFB o nome empresarial nesse exemplo, Doranei de S Barbosa Bar e Comercio ME com a transformação para Ltda poderá ser Doranei de S Barbosa Bar e Comercio Ltda? Nesse caso só fiz a inclusão do Ltda pois no CNPJ não se deve mais colocar o ME. Posso usar esse nome empresarial? Devo colocar ambos os sócios com o evento de entrada mesmo com o anterior já fazendo parte como sócio-administrador?

Desde já agradeço pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Lyne Ariane Bruschi Cassiano

Lyne Ariane Bruschi Cassiano

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 10:39

Bom dia colegas.

Estou transformando uma sociedade ltda em empresário individual. Na última alteração, o sócio já estava sozinho no contrato, então não preciso fazer alteração no qsa no pgd.
Alguém sabe qual o evento eu indico? Basta indivar o 225 de alteração de natureza jurídica, preencher os dados do responsável e fim?
Parece que falta alguma coisa, já que pra JUCESP vão três processos.
Alguém pode me ajudar, por favor?
Obrigada

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 09:11

Bom dia, caros amigos,

Preciso realizar uma alteração de empresa LTDA para Empresário Individual,

Poderia fornecer informações quanto aos procedimentos em São Paulo?

Saudações

Eric Medeiros

Contabilidade
--
Abertura, alteração e encerramento de empresas
Regularização de Pessoas Físicas e Jurídicas
Soluções Contábeis
Manutenção Contábil Mensal
Atendimento em todo Brasil
--
Acesse > https://linktr.ee/ericpdemedeiros
FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 09:57

Eric Pimentel de Medeiros

Bom dia,

Primeiro voce terá que fazer a saida de um sócio deixando a empresa sociedade unipessoal e logo depois fazer a transformação para individual

Att

Fábio

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 08:56

Fabio Correa da Silva, a empresa já se encontra como unipessoal, o que necessito saber é o modelo de alteração a se registrar na JUCESP passando para empresário, pois no último que realizei, era realizado através da criação de acervo e não de transformação.

Eric Medeiros

Contabilidade
--
Abertura, alteração e encerramento de empresas
Regularização de Pessoas Físicas e Jurídicas
Soluções Contábeis
Manutenção Contábil Mensal
Atendimento em todo Brasil
--
Acesse > https://linktr.ee/ericpdemedeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade