x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.466

dùvida na constituição de representante comercial

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 14:25

Prezados, boa tarde! Preciso abrir uma empresa para um cliente como representante comercial. Andei lendo o site da CORCESP e lá explica que após constituida a empresa precisa que um dos sócios se cadastre e seja representante comercial. Bom a duvida é a seguinte: No preâmbulo do contrato, quando for citar os sócios, posso definir como empresários, ou um deles obrigatóriamente já deve estar como representante comercial?
Agradeço imensamente a atenção.
att.
cristina
Colegas, vejam a resposta da CORCESP, achei legal publicar para futuras consultas:
Não há necessidade de destacar no preâmbulo do contrato social a qualificação dos sócios como representante comercial, pode seguir o modelo padrão da jucesp ou cartório de registro de títulos e documentos.
A única exigência do Corcesp é que deverá constar a atividade de "representação comercial" no objeto social e/ou na razão social

Suely de Oliveira Rodrigues

Suely de Oliveira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Agente Comercial
há 15 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 10:06

Amigos,
Minha empresa ja foi Representante comercial em uma de suas atividades ate 2006/.

Estive no Core para saber se posso retornar a esta atividade alterando apenas o Contrato social modificando todo o ramo que a Empresa tem cadastrado no CNAE do CNPJ.

Tenho um certo receio de mexer com tantos documentos e me perder. O que eu teria que fazer uma vez que nao posso encerrar a atual.porque tem um parcelamento do PAES em dia e inscrita no Simples tambem em dia.

Eu teria que registrar outra empresa? A Representacao em questao quer Nota Fiscal com CNPJ.
Realmente conto com a informacao de alguem que ja tenha vivido esta experiencia.

Obrigado, fico na espera. Suely

Tiago Recaman

Tiago Recaman

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 08:23

Suely bom dia.

Vc pode tranformar a empresa quantas vezes vc precisar, o CNAE pode ser alterado sem problemas, como a Cristina mencionou a alteração na junta comercial e receita, depois a prefeitura.
A unica coisa é se vc esta no simples quando vc alterar o seu cnae para representação o mesmo esta impedido de ser simples, então vc tera que fazer o desenquadramento na receita por atividade impeditiva e começara a apurar suas receitas no LP no mês subsequente ao do desenquadramento. Para este caso o nova apuração das receitas no LP se da no proximo mês e não no proximo exercicio, pois vc esta com uma atividade impeditiva.

Espero ter ajudado.

ATT

Tiago Recaman
Brombay Contabilidade
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies