x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 103

acessos 183.712

Honorários do MEI

Tiago Recaman

Tiago Recaman

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 08:49

bom dia amigos.

Aqui não cobramos nada, pois somo SN, mas dificilmente pegamos este serviço pra fazer.

Procuro indicar sempre outro regime para meus clientes.

ATT

Tiago Recaman
Brombay Contabilidade
Sandro Ferreira

Sandro Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 11:14

Aqui no escritorio cobramos apenas taxas mensais para
fazer os registros contabeis.
Tanto para MEI e SIMPLES.
Registo de Entradas e Saidas
Lançamento do Diário e Razão
Demostração do Resultado do Exercício

Volnei Ampessan

Volnei Ampessan

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 09:42

Não cobramos registro, porém cobramos 50,00 mensais. O ideal é entregar a guia mensalmente e acompanhar o preenchimento do relatorio de vendas. Gratuitamente é complicado, pois sempre acaba dando algum problema e sobra para o contador.

Tiago Recaman

Tiago Recaman

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 09:57

Não tem como não cobrarmos nada, pois temos trabalho e mão de obra, alem de gastos com papel e tinta.
Nada absurdo apenas para os gastos o valor acima esta bom, mas nós sempre procuramos evitar o MEI por causa desses problemas.

Abraços

Tiago Recaman
Brombay Contabilidade
Deise Parisotto

Deise Parisotto

Bronze DIVISÃO 5, Instrutor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 21:46

olá colegas, tudo bem!

Segue abaixo quais são os serviços que devem ser efetuado gratuitamente pelos escritórios contábeis que são opantantes pelo Simples Nacional.

I - Prestação de Informações e orientações completas ao EI sobre:
- Quem pode ser,
- Como se registra e se legaliza,
- Quais são os beneficios e as obrigações e seus custos e periodicidades,
- Qual a documentação exigida e que requisitos deve atender em relação a cada órgão e entidade para obter a inscrição, alvará e licenças a que o exercício de sua atividade está sujeito

II - execução dos serviços de apoio necessários:
ao registro e legalização do EI, compreendendo todos os procedimentos constantes do Portal do Empreendedor, inclusive a emissão dos documentos de arrecadação relativos ao ano-calendário;

III - Elaboração e encaminhamento da primeira declaração anual simplificada do EI, com emissão dos documentos de arrecadação correspondentes à declaração e ao ano-calendário de sua entrega.

E aos colegas optantes do Simples Nacional, vale a lembrança de como lutamos para conseguir entrar nesta tributação. O custo do serviço de atender ao MEI é infinitamente menor do que a tributação que estávamos sujeitos anteriormente (no meu caso).

Deise Parisotto
Instrutora - RS
Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2010 | 16:11

Estou fazendo o inscrição gratuita e avisando que a 1º declaração não será cobrada, agora se eles quiserem continuar para soltar os relatorios mensais e a guia será cobrado honorário.

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 16:54

Bom dia pessoal!!!

Semana passada,fui surpreendido com uma situação inusitada.O cliente MEI, onde já havíamos acordado um valor mensal dos honorários, me ligou,dizendo que o Sebrae,o informou que os contadores deveriam cobrar não mais que R$ 50,00.O Sebrae,estabelecendo honorários contábeis????!!!!
Pedi para que o cliente viesse ao escritório.Ainda não veio.

Abraços!

Ronnie Bastos
Tiago Recaman

Tiago Recaman

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 17:34

E uma baita falta de respeito com a nossa profissão.
Também concordo com tamanho absurdo.

Por aqui ainda não ouvi falar nada parecido.

Vou perguntar para alguns amigos da area e volto a postar.

Abraços

Tiago Recaman
Brombay Contabilidade
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 15:24

Boa tarde caros amigos,

Concordo com o nosso amigo pois realmente é uma falta de respeito com nossa profissão até quando o governo vai impor suas vontades sobre nossa categoria, e os conselhos de contabilidade que não procuram nos defender, mais só querem fiscalizar.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Luiz Gonçalo Durans Tavares

Luiz Gonçalo Durans Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 14:25

Boa tarde caros colegas de profissão,
Gostaria de saber até quando vamos ter que aguentar certas situações, como está do SEBRAE querer se envolver de forma direta em nossas relações de contrato? Isso tem que acabar!!
Temos que nos mobilizar e nos impor contra certas imposições que vem de contra nossos interesses. Vale lembrar que todos nós Contadores temos papéis importantes neste País.
Onde está CFC e os CRC´s que não se pronunciam sobre essas coisas?
Abraço a todos.

Dacyone de Carvalho

Dacyone de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 15:56

Boa tarde a todos

Observo que as informações prestadas as ME e as MEI´s são abusivas e não é de hoje, algum órgão instrutivo aos futuros empresário, informam as novidades com tanta simplicidade e os mesmos vêem a nós montados nessas "facilidades" e quando relatamos de fato a situação com nossas cobranças de serviços eles dizem "mas o xxx" não instruiu assim, voces não podem cobrar, e vem a tona e desabona nossa profissão, creio que devemos remeter ao CFC e CRC tais fatos e aguardarmos as providências, visto que pagamos anualmente as contribuições (que são bem salgadas) deveriam os mesmos regularizar esta situação.

Bom exemplo são quanto as mudanças estaduais, federais e municipais, que temos de nos acervarmos de leituras para ai sim, todo polo empresarial, poder agir de acordo com as leis.

Será que os mesmos não informam por exemplo nas baixas que temos de rodar documentos, recolher taxas e etc., como as demais empresas?
Que na hora de abrir é um mar de rosas e na hora de dar baixa continuam só os espinhos?

Também cobro mensalmente para as MEI´s caso contrário entrego e zefiniii.

abs a todos

Robson José Nardelli

Robson José Nardelli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 16:12

Olá Dacyone, o fato é que é lei (Até onde sei) fazer, durante o primeiro ano, a contabilidade grátis aos MEI's, que cá para nós, não é complicada ao extremo, apenas o relatório de notas e a DASN. A partir do segundo ano a legislação, até onde sei, não cita nada.
Acho que o que poderia ser feito, se o cidadão não quisesse mais esse auxílio após o primeiro ano, seria de explicar como se faz, ficando a cargo e responsabilidade dele para gerar as próprias informações.
De certa forma, cobrar um valor equivalente as demais empresas de um MEI é meio injusto até, pois, a princípio, não há um contrato de responsabilidade, assim sendo o contador se exime das obrigações que outrora são pertinentes com o contrato de responsabilidade.
Concordo contigo que nosso trabalaho não é de graça e por vezes é desvalorizado, mas fazer o que

Robson José Nardelli
Jonas de Assis Matos

Jonas de Assis Matos

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Projetos
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 13:14

Aqui no escritório, não cobramos a legalização, haja vista somos optantes pelo Simples Nacional, contudo não a fazemos... rssrsr , vou explicar.

Qualquer um que venha com a intenção de realizar a abertura de empresa aqui no escritório, solicitamos que se dirija ao SESCON-RJ (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro) ou direto ao SEBRAE. Temos um convênio firmado que através desse, e pelo fato de sermos associados ao sindicato, atendemos apenas uma vez por semana, por meio expediente, através do plantão em uma dessas entidades.

Acabamos assim atendendo um enorme número de MEI's e sem o ônus de ter algum serviço remunerado atrapalhado pelo cumprimento da obrigação do MEI.

=> Quanto a determinação do SEBRAE acerca do valor para prestação dos serviços eu estou completamente por fora, inclusive não há sequer determinação quanto valor de honorário contábil para qualquer tipo de empresa. Se realmente existir essa determinação RIDÍCULA infelizmente seremos obrigados a não realizar qualquer acompanhamento aos MEI.

Inté...

FRAN LEMES

Fran Lemes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 21:58

Boa noite aos amigos.

infelizmente o auxilio dado pelo Sebrae aos futuros MEIs não tem sido muito bem vista em nossa região, visto que a classe acaba por complicar e desvalorizar os serviços prestados pelos contadores, pois quando somos procurados pelos clientes eles ja vem com informações resumidas, formatando na mente do novo empreendedor que somos descartaveis, e obrigados a fazer uma serie de tarefas que os mesmos desconhecem a inportancia e o nivel de dificuldade.

robson simao

Robson Simao

Bronze DIVISÃO 4, Escriturário(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 22:10

Alem de ser uma palhaçada isso tudo, acaba se tornando preocupante sendo assim escritorios contabeis mais pequenos, onde seu foco é as ME, acaba que tendo que trabalhar de graça porque nessa altura de informaçoes as empresas normais ja estao todas que querendo migar para esse tal MEI, ta complicado, e um desrespeito com nossa classe!!!!!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 22:33


Colegas, boa noite.

Lê-se no Portal do Empreendedor:

O processo de formalização não custa nada. Para a formalização e para a primeira declaração anual existe uma rede de empresas de contabilidade que são optantes do SIMPLES NACIONAL que irão realizar essas tarefas sem cobrar nada no primeiro ano (grifei).

Desta forma, os escritórios de contabilidade só não poderão cobrar para constituir o MEI, acompanhar no primeiro ano, até apresentação da primeira declaração anual.

Excetuados os casos acima, os honorários poderão sim, ser cobrados e pactuados livremente entre as partes, mediante contrato de prestação de serviço.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jonas de Assis Matos

Jonas de Assis Matos

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Projetos
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 13:38

Hugo,

Discordo do que diz, em parte:

Desta forma, os escritórios de contabilidade só não poderão cobrar para constituir o MEI, acompanhar no primeiro ano, até apresentação da primeira declaração anual.


Acredito que o acompanhamento (se é que se faz necessário, rsrs) deverá ser remunerado sim. A disposição legal, quanto a gratuidade, é conforme sua explicação no parágrafo anterior, "Para a formalização e para a primeira declaração anual "...

No própio plantão de atendimento aos MEI's que faço no SEBRAE apenas realizamos a constituição e a declaração. Orientações são dadas em palestras separadas, e nem mesmo emissão de guias realizamos, afinal eles recebem na palestra um guia que explica passo a passo como proceder, e dessa forma até mesmo os excluídos do mundo digital podem ir à Lans Houses e solicitar que façam a impressão através do tutorial.

Valeu....

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 02:52

Jonas, bom dia.

Lê-se no sitio do Portal do Empreendedor:

O processo de formalização não custa nada. Para a formalização e para a primeira declaração anual existe uma rede de empresas de contabilidade que são optantes do SIMPLES NACIONAL que irão realizar essas tarefas sem cobrar nada no primeiro ano.

Dado à dubiedade que a interpretação do texto possa causar, há de se ter o bom senso, já que não teria como sacramentar a declaração anual, sem que alguma orientação preventiva fosse prestada ao MEI.

Particularmente, procedo da forma descrita na minha primeira postagem, pois o retorno obtido em poder enquadrar nossos escritórios no SN foi de uma significância notável, privilégio negado aos demais segmentos de profissão regulamentada, de forma que acho justo darmos retorno aos MEIs, cumprindo de alguma forma, nossa função social.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jonas de Assis Matos

Jonas de Assis Matos

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Projetos
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 11:57

Hugo,
concordo com sua posição, concordo inclusive que tal possibilidade de opção pelo regime de tributação simplificado se dá como uma compensação para inscrição dos MEI's.

Contudo, continuo não entendendo que seja de nossa obrigação o acompanhamento dos MEI's, pelo que se dá na Lei Complementar 128/2008 (aquela que alterou a 123/2006) .

"§ 22-B. Os escritórios de serviços contábeis, individualmente ou por meio de suas entidades representativas de classe, deverão:
I – promover atendimento gratuito relativo à inscrição, à opção de que trata o art. 18-A desta Lei Complementar e à primeira declaração anual simplificada da microempresa individual, podendo, para tanto, por meio de suas entidades representativas de classe, firmar convênios e acordos com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos seus órgãos vinculados; II – fornecer, na forma estabelecida pelo Comitê Gestor, resultados de pesquisas quantitativas e qualitativas relativas às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas;
III – promover eventos de orientação fiscal, contábil e tributária para as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas.
§ 22-C. Na hipótese de descumprimento das obrigações de que trata o § 22-B deste artigo, o escritório será excluído do Simples Nacional, com efeitos a partir do mês subseqüente ao do descumprimento, na forma regulamentada pelo Comitê Gestor"


=> Ressaltemos que o MEI deverá sempre preencher o demonstrativo de faturamento (planilha de controle, não lembro se é esse o nome). E essa planilha preenchida já é suficiente para posterior elaboração da Declaração.


Ah, além disso, a contabilidade pra os MEI's é dispensada.

De qualquer forma, entendo e respeito sua opinião.

Abração e inté

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.