Rodolfo
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente AdministrativoOlá!
Estou realizando a transformação de MEI para uma LTDA. Nessa mesma transformação, é possível adicionar um novo sócio e manter os dois?
respostas 7
acessos 4.648
Rodolfo
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente AdministrativoOlá!
Estou realizando a transformação de MEI para uma LTDA. Nessa mesma transformação, é possível adicionar um novo sócio e manter os dois?
Leandro Florencio dos Santos
Prata DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário Rodolfo, sim.
Você consegue transformar de empresario individual para sociedade ltda com dois sócios.
Primeiro deverá fazer o desenquadramento do MEI no portal, a RFB deveria informar a JUNTA automaticamente, mas, alguns casos estão sendo necessários o registro do Capa Marrom para formalizar o desenquadramento.
Depois disso, você segue com a transformação.
Visitante não registrado
Prezado, Bom dia!
Sim e possível, lembrando que devera informar seu órgão de registro primeiro o desenquadramento do SIMEI, assim que alterar no órgão devera realizar o contrato novo informando todas as alterações que ocorrera, sendo elas normalmente:
I - ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL (adequar uma nova razão social para empresa)
II – ADEQUAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO/ALTERAÇÃO DE NATUREZA JURIDICA (informar a transformação da sociedade de MEI para LTDA)
III - ENTRADA DE SÓCIO (entrada do novo sócio)
IV - ALTERAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL ou DIVISÃO DE QUOTAS (aumentar a parte de capital do novo sócio ou dar a parte do sócio existente para o novo sócio)
V - CONSOLIDAÇÃO
Vanil Antonio Serafim
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeRodolfo,
Bom Dia!
Sem problema, mas observe o custo desta mudança, bem como as implicações.
Vanil
Ricardo Tobias da Costa
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBoa tarde colegas,
No caso acima de transformação de MEI com entrada de sócio, pergunto:
1) Mesmo fazendo a transformação de imediato, ou seja, agora em SET, ainda sim fica condicionado a soma anual do faturamento?
Pergunto isso, pq o MEI está para estourar o faturamento em mais de 20%, muito provavelmente em NOV. Meu receio é transformar agora, entender que se o limite estourar, fazer retroagir a JAN os pagamentos do DAS .
Qual o entendimento dos colegas nesse caso?
Desde já agradeço,
Ricardo Costa
Natanael Braz
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde Ricardo Tobias da Costa
Ricardo Tobias da Costa
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeObrigado Natanael,
Mas ainda sim persiste a dúvida... pois se deixar pra transformar quando o faturamento exceder aos 20%, ele tem que retroagir a JAN do mesmo exercício, mesmo desenquadrando de forma imediata.
Minha dúvida é, se forço a transformação com a entrada de um sócio (caso seu entendimento esteja correto, ou seja não tendo que retroagir a JANEIRO) ou aguardo ele estourar lá em NOVEMBRO, nesse caso terá que retroagir a JAN.
Ricardo Costa
Roniel de Jesus Ramos Moreno
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde!
Para fazer o desenquadramento sem retroagir use a opção de inclusão de dois funcionarios.
Tenho artigo sobre o assunto: www.contabeis.com.br
Uma prática às vezes utilizada por contadores é informar que o MEI pretende contratar mais de um funcionário como forma de desenquadramento preventivo do regime. No entanto, é crucial entender que fazer declarações falsas ou utilizar artifícios para burlar as regras de desenquadramento do MEI pode ser considerado fraude.
Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?
Clique para votar
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies
Controle como o Portal Contabeis usa cookies. Voce pode mudar essa escolha a qualquer momento pelo link "Preferencias de cookies" no rodape.