x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 206

alteração de Lltda para unipessoal

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 38 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 15:12

Boa tarde galera,
Preciso fazer uma alteração de uma empresa LTDA com 2 sócios para LTDA Unipessoal. 
A duvida seria uma transformação?
não sendo, seria uma alteração de dados exceto nome empresarial?

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 38 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 16:12

Simone, boa tarde!

Eu realizaria apenas uma alteração contratual informando a saída do sócio, pois entendo que a natureza jurídica de ambos o caso é Limitada. Dito isto, eu preencheria o preâmbulo com os dados atuais, incluiria a cláusula da retirada do sócio e outras alterações, se necessário. 

Depois consolidaria as informações, preencheria o preâmbulo com os dados do sócio remanescente e adicionaria o seguinte dizer no preâmbulo de consolidação, depois de preenchido os dados, "constitui uma Sociedade Limitada, a qual se regerá, doravante pelo presente ato Constitutivo, nos termos do Art. 1.052, § 1º do Código Civil, com alterações introduzidas pela Lei 13.874/2019, sob as seguintes cláusulas:"
Ou outro termo que julgue ser mais apropriado. Esse é meu ponto de vista, de como eu realizaria. Espero ter ajudado.

Resumindo:
Alteração Contratual
Preâmbulo normal (dados atuais)
Cláusulas de alterações (retirada do sócio e outras necessárias)

Consolidação
Preâmbulo (dados do sócio remanescente, informando os dizeres que mencionei ou outro de sua escolha)
Cláusulas do contrato (conforme alterações realizadas)

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 29 semanas Segunda-Feira | 30 setembro 2024 | 13:38

Oi Luan, boa tarde, obrigada por responder, me ajudou muito sim.
Também tive esse pensado que a natureza jurídica seria mesma, mais fiquei insegura, mais acabei fazendo assim mesmo como vc explicou. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade