x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 72

Luiz Henrique Gaudioso Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 dias Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 15:11

Qual seria o CNAE correto para uma empresa que faz a aproximação de clientes (intermediação de negócios) para máquinas e implementos agrícolas, tratores, colhedeiras, plantadeiras? Uma empresa tem essa máquina para vender e ele fez a divulgação e ganha comissão sobre o valor da venda.

GILBERTO SANTOS NASCIMENTO

Gilberto Santos Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Administrativo
há 3 dias Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 16:28

Boa Tarde

Acredito que ,o que mais se aproxima é o:

7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários

Notas Explicativas:
Esta subclasse compreende:- as atividades de corretagem, intermediação, mediação de negócios ou serviços em geral, sem especificação definida, promovendo a integração entre profissionais e empresas
- as atividades de intermediação na compra e venda de patentes

Esta subclasse não compreende:-

os representantes comerciais e agentes do comércio (grupo 46.1)
- as atividades de operador de transporte multimodal - OTM (5250-8/05)
- agenciamento e corretagem ou intermediação de títulos e valores mobiliários (divisões 64 e 66)
- as atividades de corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde (6622-3/00)
- as atividades imobiliárias por contrato ou comissão (grupo 68.2)
- a venda e o licenciamento de franquias (7740-3/00)
- as atividades de intermediação na locação de mão-de-obra temporária (7820-5/00)

há 3 dias Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 16:39

Boa Tarde Gilberto, então a minha dúvida é na questão de representação comercial, se se enquadraria como tal, o que eu sei até o momento é que realmente não pode ser MEI porque ele recebe por comissão, mas estou muito em duvida enquanto ao CNAE correto, se seria por exemplo de representante comercial de veículos e máquinas. 

GILBERTO SANTOS NASCIMENTO

Gilberto Santos Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Administrativo
há 3 dias Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 16:58

Olá Luiz!

Pelo contexto da sua pergunta, você deixa claro que a empresa faz a aproximação de clientes ( Intermediação de Negócios) e é algo intangível, e isso não se confunde com Representação Comercial (Que deve ter registro na CORCESP).
Se a empresa vende maquinas , representando uma ( ou varias empesas) sendo comissionado , isso é Representação Comercial.

Sendo MEI, a atividade é impeditiva!
O MEI é destinado a atividades não regulamentadas, ou seja, aquelas que não possuem conselhos de classe e legislações próprias.

at.te

há 3 dias Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 17:24

A empresa recebe comissão sobre as vendas dos tratores e das máquinas. A empresa X tem uma máquina para vender, a empresa em questão faz a publicidade e a venda do trator ou implemento agrícola para outra empresa ou para pessoa física. A empresa não vende nada que esteja na posse dela, está sempre na posse de outra empresa. Por isso a minha dúvida sobre a intermediação ou representação comercial. O mesmo trabalho é feito para várias empresas, sendo assim as notas são emitidas para diversas delas. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.