Como a empresa foi desenquadrada do MEI em 2023, o encerramento exige alguns passos a mais, especialmente porque o sistema do VRE Digital está indicando que há um problema com o NIRE. Primeiro, é importante verificar a situação atual do CNPJ no Portal da Receita Federal, pois isso vai ajudar a entender se o status está correto e se há alguma pendência ou alteração específica que precisa ser resolvida. Se o CNPJ ainda estiver registrado como MEI, você pode tentar realizar o encerramento direto pelo Portal do Empreendedor. No entanto, caso a empresa tenha sido desenquadrada do MEI e se tornado automaticamente uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), o encerramento exige que você atualize o status na Junta Comercial.
Para isso, você deve entrar em contato com a Junta Comercial do seu estado e esclarecer a situação. Como a empresa foi desenquadrada por ato administrativo, pode ser necessário fazer uma alteração formal no cadastro para que o NIRE seja atualizado e reflita a nova situação. Com isso, você regulariza o status e o cadastro da empresa antes de prosseguir para a baixa.
Depois de regularizar o enquadramento na Junta, você pode dar seguimento ao encerramento do CNPJ no site da Receita Federal. Vale lembrar que todas as pendências fiscais devem estar quitadas para evitar qualquer impedimento na baixa do CNPJ. Por fim, caso a empresa ainda apareça como MEI no Portal do Empreendedor, é necessário concluir a baixa também nesse portal, conforme instruído pela mensagem. Em geral, essa baixa é simples e pode ser feita diretamente online, mas é importante ter em mãos os dados e documentos necessários da empresa.