x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 217

Ata de Assembleia Geral - Menção dos Acionistas

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 24 semanas Sexta-Feira | 8 novembro 2024 | 13:55

Bom dia prezados colegas

Estou tentando registrar uma AGO na Junta de Minas Gerais de uma S.A fechada. Na redação da Ata, coloquei que estiveram presentes todos os acionistas (de fato), e relacionei o presidente da mesa e o secretário, que ao final da ata terão nome e assinatura expressos. A Junta está dando pendência informando que no final da ata devo indicar o nome de todos os acionistas, se pessoa jurídica, (nome empresarial e de seu representante) que compareceram à assembleia e assinaram o livro de atas de assembleia geral. No meu ver, se eu relacionar os acionistas no final de cada AGO que registrar, deixa de ser uma Sociedade Anônima, já que os atos da Junta Comercial são públicos. Além disso, imagino uma S.A com centenas de acionistas, em que haja a convocação...todos os acionistas presentes assinariam a ata de assembleia?

Alguem tem uma sugestão do que fazer ou já passou por isso? 

WESLEY MIRANDA

Wesley Miranda

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 24 semanas Sexta-Feira | 8 novembro 2024 | 14:37

Boa tarde Felipe,

Eu tinha uma situação semelhante à sua. A Junta Comercial tornou o meu caso obrigatório, solicitando a assinatura dos acionistas na ATA.
Para evitar essa obrigação, escrevi no final da ATA: “Certifico que a presente ata é cópia fiel da Ata de Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 17 de outubro de 2024, às 10:00, lavrada em livro próprio”. Assim, apenas as assinaturas do presidente e do secretário foram requeridas.

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 23 semanas Segunda-Feira | 18 novembro 2024 | 14:58

Bom dia caro Wesley.

Tentei passar com a mesma redação que você colocou e a pendencia persiste. Por fim, como ja estou sem prazo para ficar tentando, resolvi relacionar os acionistas na ata e mandar conforme o analista quer. Mas sinceramente ainda não vejo a logica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade