x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 301

Aumento de Capital Social Empresário Individual

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 21 semanas Quinta-Feira | 28 novembro 2024 | 14:11

Boa tarde, geralmente empresário individual não pode adquirir imovel no nome da empresa ( pelo menos os cartórios daqui não aceitam) só se for sociedade unipessoal. Mas, caso consiga faz uma alteração de capital na Junta Comercial . Coloca o valor da escritura ou contrato de compra e venda. Na contabilidade faz a integralização. :
D- Imóvel  (ANC)
C- Capital social integralizado (PL)

VINICIUS AZEVEDO

Vinicius Azevedo

Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 21 semanas Sexta-Feira | 29 novembro 2024 | 12:01

Adriely, bom dia!
Antes de mais nada, informo que a figura do Empresário Individual responde com todo o seu patrimonio em caso de dívida. Por isso, acredito que não seja possível, principalmente, pois no requerimento de empresário individual, não tem espaço nem campo para detalhar os bens imóveis. Eu recomendo que faça uma transformação em LTDA (individual) e no mesmo ato, ou seja, inclua uma cláusula onda faça o aumento de capital social  com esse imóvel. Fazendo isso, você ainda estará fazendo uma blindagem patrimonial no imóvel.  Todos os clientes que eu recebo no escritório como empresario individual eu recomendo fazer uma transformação para LTDA individual, justamente para protege-lo. Antigamente no escritório tinha casos de clientes com bloqueio nas contas bancarias e carro por conta de débitos. Espero te-la ajudado de alguma forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade