x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 288

MEI PASSOU PARA SIMPLES NACIONAL

Bianca Medeiros de Freitas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 18 semanas Sexta-Feira | 13 dezembro 2024 | 13:28

Eu já trabalho na área de contabilidade e estou com um problema em uma empresa. 
O seguinte, em 2022 a empresa ultrapassou 81.000 de faturamento passando-se a ser do simples nacional.. a antiga contadora não fez o desenquadramento e somente gerou a guia da diferença do imposto a pagar sobre o valor da diferença. 
Porém a receita não aceitou e neste ano notificou que a empresa passou a ser simples nacional desde 01/01/2023
Todas as DAS 2023 e 2024 foram emitidas e pagas como MEI e agora como faço para realizar as alterações? 
Qual o passo a seguir?
Preciso fazer alteração contratual? Se sim, preciso do CRC?
Preciso comunicar a Junta Comercial
Preciso alterar informações na Prefeitura e SEFAZ? 
Se sim, como faço? Me ajuda a solucionar o problema dessa empresa por favor

Empresa também possui pendencias como: Omissão de DEFIS (2023), Omissão de PGDAS-D (2023 e 2024) e Pendência - Omissão de DCTFWeb* (2023 e 2024)

*SOU ESTUDANTE DE CIENCIAS CONTABEIS.. ESTOU NO 4 PERIODO

LUCAS BUENO DE CAMARGO

Lucas Bueno de Camargo

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 18 semanas Sexta-Feira | 13 dezembro 2024 | 15:53

Sobrea a alteração siga esses passos:

1- Você deve notificar a JUCESP via a fale conosco sobre o desenquadramento e enviar a consulta optante. 
2- Depois deve verificar a questão do endereço, faça um pedido de viabilidade pelo https://vreredesim.sp.gov.br/home
Para verificar se o endereço pode ter empresa (na abertura de MEI não há aprovação da prefeitura, ai quando tem o desenquadramento por vezes temos que alterar o endereço por questão de aprovação). 
3 - Você deve fazer a mudança da razão social para o nome do empresário (sugiro alterar o objeto social, pois vai consta o de quando a empresa era MEI). (Todo essa questão é feito pelo coletor nacional).
4 - Não há necessidade de CRC para fazer a alteração, já a entrega das obrigações sim. 
5 - Depois que a alteração for aprovada ela é comunicada automaticamente para a SEFAZ. (O sistema é integrado). 
6 - Sim, você deve solicitar a inscrição municipal da empresa, se ela já tiver deve comunicar a prefeitura sobre a alteração. 

Boa sorte !!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade