x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 70

Alteração de Forma de Atuação da Empresa

Priscila lopes amaral de carvalho

Priscila Lopes Amaral de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 semanas Quarta-Feira | 5 março 2025 | 12:50

Boa tarde !

Poderia meda uma ajuda por favor. Tenho que modificação deuma empresa,  a forma de atuação de uma empresa, o alvará saiu como simples escritório e o cliente informou que lá terá movimentação de mercadoria e atendimento com isso preciso mudar para unidade operacional.

A mudança no alvará na prefeitura do RJ terei que ir presencialmente ?

A minha dúvida é se consigo fazer esse procedimento de forma automática, pela Receita Federal com um nova viabilidade e DBE como se fosse atualização de dados e depois desse processo eu posso entrar no carioca digital e emitir 2ª via do alvará que já vai consta a atualização ?

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 março 2025 | 12:25

A alteração na forma de atuação da empresa – passando de simples escritório para unidade operacional com movimentação de mercadorias – normalmente envolve atualização cadastral via DBE e nova viabilidade na Receita Federal. Em muitos casos, o processo pode ser iniciado de forma eletrônica, e, uma vez atualizados os dados, é possível acessar o Carioca Digital para emitir a 2ª via do alvará já com a nova atividade registrada.
No entanto, dependendo da especificidade da alteração e do porte da atividade, a prefeitura do RJ pode exigir documentação complementar ou, em casos específicos, até uma vistoria presencial para conferir as condições do novo local de funcionamento. Assim, embora o procedimento seja, em regra, realizado de forma automática e eletrônica, recomendamos consultar o setor de licenciamento da prefeitura para confirmar se há alguma exigência presencial para a alteração no seu caso.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade